
O Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) chama a coletividade, as instituições e pessoas da bacia a participarem do Seminário ÁGUA COMO DIREITO HUMANO, como parte de ações previstas em uma Campanha do Comitê com objetivo de promover o debate e articulação principalmente para a garantia dos diversos usos da águas, da biodiversidade e dos direitos considerados fundamentais à todas as pessoas e que hoje não são plenamente garantidos.
Vocês acreditam que na bacia do Rio das Velhas o direito de acesso à água é garantido à todas as pessoas?
Isso envolve meio ambiente equilibrado, direito à saúde, além de recurso para o bem-estar e qualidade de vida da população.
Para garantir a qualidade das águas para as populações humanas é fundamental garantir saneamento para todos. Sem tratamento adequado para os esgotos domésticos, industriais e os resíduos sólidos, nossos rios serão poluídos e degradados, inviabilizando o uso da água para consumo humano e manutenção da integridade biótica.
É fundamental garantir os mananciais de águas existentes. Os cursos d'água refletem os modelos e o processo de ocupação territorial em sua bacia hidrográfica, de forma que a degradação da qualidade e impactos na quantidade de água se intensificaram a partir dos modernos usos humanos.
Passamos nos últimos três anos uma grave crise hídrica na bacia do Rio das Velhas e do São Francisco, o que demonstra que as previsões podem se confirmar a qualquer tempo. Por outro lado, crimes ambientais têm sido cometidos comprometendo a vitalidade dos mananciais de água e matando os nossos rios, como o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana.
Tendo em vista que a diminuição da vazão e a contaminação de rios, a carência de acesso à água por comunidades vulneráveis e marginalizadas, a existência de disputas e conflitos pelo uso da água, é imprescindível considerar o debate sobre água a partir da perspectiva da garantia de um serviço fundamental para uma mínima qualidade de vida.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de Maio, por meio do e-mail [email protected] .
Mais informações: (31) 3222-8350 / www.cbhvelhas.org.br/aguacomodireitohumano
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


