No dia 6 de agosto, foi dado início ao Treinamento Introdutório para candidatos às funções de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) em Sete Lagoas. Na primeira semana a capacitação foi para os Agentes de Combate às Endemias. Os três primeiros dias, de segunda a quarta foram teóricos. Na quinta e sexta-feira, os candidatos passaram por capacitação prática em campo. Ao todo são 40 horas designadas para treinamento (24 horas teóricas e 16 práticas). Caso o participante não compareça a alguma fase, será desclassificado.
Várias palestras fazem parte do treinamento. À frente delas estão a subsecretária Lara Jamile Silveira Silva, a analista de políticas públicas Eliane Badaró e a superintendente de Vigilância Epidemiológica Sueli Lacerda e contemplarão vários temas importantes ao desenvolvimento do trabalho do Agente de Combate às Endemias. Entre eles, noções de acolhimento, o papel do ACE no panorama da saúde pública, a estrutura do Sistema Único de Saúde, as fundamentações legais do trabalho do ACE, a importância do trabalho em equipe e da ética no campo profissional, além de informações técnicas sobre a Dengue e o combate ao pernilongo e de informações sobre o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses.
Terminada essa etapa, os aprovados começam a ser chamados à Secretaria Municipal de Saúde para tomar posse. Assim como para os ACE´s, o treinamento introdutório é uma fase do Processo Seletivo, e a participação é obrigatória e a não participação resulta na eliminação do candidato.
Por Luisa Corrêa Barbosa – Ascom da Secretaria Municipal de Saúde
Mín. 12° Máx. 26°