
Os Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPF/MPMG), através do Ofício Conjunto n° 004-2016, solicitaram ao Programa Municipal de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/SL), a fiscalização junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água aos usuários, “etapa essa sob sua direta responsabilidade”. Então, o Procon, em resposta ao Ofício Conjunto, solicitou ao SAAE o envio de relatório de “plano de ação” indicando as melhorias e adequações realizadas.
Nesse sentido, o SAAE, através do setor de Gerência de Tratamento e Controle de Qualidade, do Departamento de Tratamento de Água, apresentou o seu “plano de ação” que contempla a estratégia de gestão para implementar os padrões e procedimentos preconizados na legislação, desenvolvendo ações de controle da qualidade da água para consumo. Tal plano vem sendo cumprido pelo SAAE, de acordo com as recomendações dos MPF/MPMG, sendo que o Procon/SL está fiscalizando a prática do referido plano de ação.
Dentro desse objetivo, nessa terça-feira (17), às 14 horas, o Procon/SL esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro CDI, para acompanhar as ações de cumprimento do “plano de ação” para controle da qualidade da água. O gerente do Procon, Carlos Alberto de Andrade foi acompanhado pela gerente de Tratamento e Controle de Qualidade, do SAAE, Tereza Cristina Luppi Miranda. Já em fase de teste e prestes a ser inaugurada, a ETA CDI que abastecerá diversos bairros de Sete Lagoas, engloba a casa de química (de onde sai o produto que chega à ETA), tanques de armazenamento dos produtos químicos em maior quantidade e a própria Estação com capacidade de tratamento de 300m³/h, contendo pontos de coleta para análise de água.
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


