
O Programa Municipal de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/SL) e a Receita Estadual realizaram na manhã desta terça-feira (24), na Praça do Centro de Apoio ao Turista (CAT) JK, “Ação Educativa” sobre o "Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte", comemorado nesta quarta-feira (25 de maio), quando também prossegue o movimento. A “Ação Educativa” também tem apoio e participação da 6ª Delegacia da Junta de Serviço Militar; Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans) com o movimento “Maio Amarelo” e Secretaria Municipal de Saúde com aferição de pressão arterial e controle da Dengue.
A “Ação Educativa” contou com a presença do gerente do Procon, Carlos Alberto de Andrade, da chefe da Administração Fazendária (AF) da Receita Estadual, Ione Dutra e do delegado da 6ª Delegacia de Serviço Militar, 2º tenente Júlio Cesar Drumond Pessoa. O "Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte" foi criado pela Lei n.º 12.325/2010 e tem como objetivo mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.
A chefe da Administração Fazendária (AF), Ione Dutra afirmou que é fundamental a parceria com o Procon, “por causa da exigência do documento fiscal, sem o qual não é possível fazer qualquer denúncia no Procon’. Ela também falou sobre a divulgação do Programa de Educação Fiscal Estadual (PROEFE) e a importância da arrecadação dos tributos para repasse ao seu destino correto. “Fazemos essa campanha educativa que são ações continuadas, porque o nosso programa é de ações permanentes em escolas, justamente levando o conhecimento às nossas crianças sobre a necessidade de se exigir o documento fiscal”, enfatizou.
Também o gerente do Procon, Carlos Alberto de Andrade frisou a relevância da “Ação Educativa” no CAT JK. Ele ressaltou a divulgação que tem sido feita, em um trabalho conjunto com a Receita Estadual e nessa “Ação”, contando com o apoio de outros órgãos. “Como o dia 25 de maio é o ‘Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte’, a gente está fazendo uma divulgação, mostrando a importância da exigência da nota fiscal por ele, na hora de realizar a compra de qualquer equipamento. Então é de grande valia essa ‘Ação Educativa’ para conscientizar o cidadão sobre os seus direitos e deveres.”, pontuou.
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


