
Circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (20), que o tratamento de Oncologia iria sair de Sete Lagoas. Segundo comentários, pacientes teriam que seguir o tratamento de câncer em Belo Horizonte. Então, o Hospital Nossa Senhora da Graças (HNSG) emitiu uma nota, esclarecendo a real situação.
Segue abaixo na íntegra, a nota enviada pelo HNSG:
O Serviço de Oncologia Clínica do HNSG continua atendendo normalmente todos os casos de câncer para o qual é habilitado.
As mudanças ocorridas foram nos atendimentos aos pacientes para os quais não há credenciamento, dentre os quais a hematologia, objetivando o cumprimento à nova Deliberação CIB-SUS/MG nº 2786, de 24 de Setembro de 2018, na qual os Serviços de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) foram solicitados a executar apena os serviços que estão habilitados pelo Ministério da Saúde, conforme se extrai do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (http://cnes.datasus.gov.br/..
Os custos com os tratamentos dos pacientes cujo o HNSG não é credenciado e que configuram casos de extrateto, desde 2016 não são pagos pelo Governo de Minas Gerais. Levando em consideração a atual situação econômica em que se encontra o HNSG, a prestação do serviço sem ressarcimento do Governo ficou inviável.
A Região de Saúde de Sete Lagoas é pactuada com a região de Saúde de Belo Horizonte para o Serviço de Hematologia, motivo pelo qual todos os 37 pacientes que estão em tratamento no nosso serviço estão sendo transferidos. Ressaltamos que nenhum paciente em tratamento será desassistido até que o mesmo esteja acolhido em nova instituição.
Foi elaborado um Plano de Ação para o acompanhamento da transferência destes pacientes pela equipe técnica da Oncologia do HNSG. Lembramos ainda que o valor pago mensalmente para custeio do Serviço de Oncologia Clínica apresenta um extrapolamento médio de 115% do montante contratualizado.
Reforçamos que várias medidas administrativas estão sendo tomadas pela atual gestão do HNSG, de modo a buscar condições ideais de trabalho aos colaboradores e melhora na qualidade do atendimento aos pacientes, dentre as quais: Adequações de salários, cortes gerenciais e correção das distorções, dentre outras. Acreditamos que, com tais medidas, vamos conseguir em breve superar esse difícil momento.
Por Roberta de Souza Borato – Comunicação e Marketing do HNSG

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

