A Escola Municipal de Artes e Humanidades de Sete Lagoas (EMAH) é um projeto idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, sendo que nasceu da crença no poder transformador das artes e no seu potencial de valorização do ser humano. Nesse sentido, nesta quarta-feira (29), às 19 horas, foi realizada no auditório da Casa da Cultura, a 1ª Solenidade de “Entrega de Certificados” aos alunos da EMAH, nos cursos de Dança Contemporânea, Canto Coral, Violão, Teatro, Resgate das Tradições Folclóricas e Cerâmica.
O projeto implementado no ano de 2015, em caráter experimental para análise de viabilidade, tem por objetivo fazer, por meio de um projeto de Lei, que a EMAH se torne uma realidade no município, proporcionando aos sete-lagoanos, múltiplas oportunidades de formação e desenvolvimento artístico e humano. Durante a solenidade, em homenagem aos alunos, ocorreu a apresentação artística dos professores: Valquíria Corrêa; Gláucia Coutinho acompanhada de Nando Teixeira e Jean Dias; e Paulinho do Boi acompanhado da artista Clarice Rodrigues.
A EMAH tem como princípio norteador, promover uma forte interação com as comunidades da cidade, desenvolvendo e estimulando atividades culturais e artísticas, cursos de aperfeiçoamento e projetos de formação e gestão cultural, a fim de capacitá-los para o mercado artístico-cultural, bem como para desenvolver e fortalecer o caráter humano e sociocultural de seus ambientes de convívio.
É importante informar que as atividades da EMAH estão alocadas nas dependências do Centro Cultural “Nhô Quim Drummond” (Casarão), do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Bairro Jardim dos Pequis, do Centro Regional de Artes Maria dos Anjos Macedo (CRAMAM) e associações parceiras, como a Associação Regional dos Congadeiros de Sete Lagoas e a Associação Nova Vida.
A coordenadora da EMAH, Vanessa Coutinho disse que esse é um momento de muita emoção e contou: “Nós que já estamos em uma caminhada de oito meses, sabemos o quanto foi difícil, mas chegamos até aqui pela persistência dos professores e alunos. Seguramente posso afirmar que na administração do prefeito Marcio Reinaldo, o quadro mudou graças ao compromisso cultural assumido. Nossa equipe entende que a Cultura modifica o ser humano e acreditamos que após o sucesso deste projeto, a EMAH possa ser uma realidade.”
Mín. 10° Máx. 25°