Um avião da American Airlines, que viria de Miami para Belo Horizonte, teve que retornar ao seu ponto de partida por conta de um problema mecânico no trem de pouso.
A passageira Dra. Carla Mesquita moradora de Matozinhos na região metropolitana de Belo Horizonte relatou ao nosso repórter os momentos de tensão antes da aeronave retornar a Miami.
“O Vôo teria que ter saído realizado na quarta-feira (27), foi adiado para o dia seguinte devido, segundo a cia aérea, por falta de comida à bordo, mas já sabíamos que o problema era no trem de pouso. Quinta-feira embarcamos novamente no mesmo avião que decolou às 12h49, horário de Brasília, depois de alguns minutos de voo recebemos o anuncio com uma voz trêmula e gaguejando, a aeromoça dizia que retornaríamos para o aeroporto da cidade norte americana, mas antes de pousar o comandante iria sobrevoar o oceano para esvaziar o tanque de combustível. Neste momento tivemos sensação de medo, pavor, as pessoas começaram a rezar, o desespero tomou conta. O passageiro que estava ao me lado dizia que o avião iria cair no mar e que morreríamos todos. Comentei com muito medo, que não sabia nadar, ele disse que nem adiantaria porque o mar é cheio de tubarões, comecei a rezar também. Depois de a aeronave sobrevoar em círculos por umas dez vezes, eu e 224 passageiros finalmente retornamos ao aeroporto de Miami. Ante do pouso, percebemos que havia um enorme aparato com dezenas de ambulâncias e carro de bombeiros, a espera do pouso de emergência. Temíamos pelo pior, más graças ao bom Deus o pouso foi tranquilo” Agradece a médica Pediatra que gozava férias nos EUA.
Todos os passageiro, a maioria mineiros, já retornaram ao seus destinos no aeroporto de Confins. O voo saiu de Miami às 21h45 horário de Brasília e pousou em Confins às 06h00 desta sexta-feira.
A assessoria da American Airlines, no Brasil, informou que o atraso no voo e o retorno a Miami nada tem a ver com uma ameaça de bomba. A empresa disse o voo 991 deveria ter decolado na quarta-feira, por volta de 22 horas (horário local) e tinha previsão de chegada em BH por volta das 07h de quinta-feira. No entanto, problemas de escala impossibilitaram a decolagem, mudando o voo para o dia seguinte.
A companhia aérea confirmou que a aeronave sobrevoou o mar para esvaziar o tanque de combustível, mas afirma que se trata de uma “situação normal”, já que a aeronave precisa estar dentro do peso de segurança para realizar a aterrissagem.
Sobre os motivos do retorno a Miami, a assessoria informou que um problema mecânico foi apontado pelo sistema eletrônico do avião e que, por isso, eles tiveram que retornar. O voo então foi cancelado e os passageiros foram alocados no próximo voo.
Mín. ° Máx. °