Quinta, 10 de Julho de 2025
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Comércio ambulante

Vídeo que mostra a apreensão de mercadorias de vendedores ambulantes gera grande repercussão em Sete Lagoas

Prefeitura justifica que ao contrário do que mostra a divulgação, tem trabalhado não só para democratizar o uso do espaço público, como também para gerar novos postos de trabalho e renda

28/11/2019 às 16h54
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução/WhatsApp
Reprodução/WhatsApp

Um vídeo circula nas redes sociais mostrando a apreensão de mercadorias de vendedores ambulantes, por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), nas proximidades do Terminal Urbano de Transportes.

No vídeo, o autor da publicação disse que o prefeito Duílio não gera emprego e os fiscais vem prender as mercadorias das pessoas que estão trabalhando. “Eu acho isso um absurdo o que o senhor está fazendo com a população de Sete Lagoas! Vê essa situação e o que o senhor pode fazer para os vendedores!”, exclamou. VEJA O VÍDEO:

Por sua vez, o superintendente de Agropecuária e Abastecimento do Município, Alandeberg de Oliveira, responsável jurídico da SEMADETUR gravou um vídeo, em resposta ao vídeo divulgado mostrando a apreensão de mercadorias. VEJA ABAIXO:

Reunião na Prefeitura de Sete Lagoas

Nesta quinta-feira (28), o prefeito Duílio de Castro reuniu com os ambulantes para explicar sobre a legislação e a importância da regulamentação dos vendedores.

Também foi informado que na próxima segunda-feira (2 de dezembro), haverá uma reunião entre uma comissão dos ambulantes e o secretário da SEMADETUR, Fabrício Nascimento, visando uma solução temporária, até que venha o processo licitatório. “Vamos regulamentar a profissão do ambulante em Sete Lagoas, para que eles tenham o direito de trabalhar e sustentar a sua família. Com o diálogo se resolve tudo!”, ressaltou Duílio de Castro.

A SEMADETUR também enviou a seguinte nota de esclarecimento sobre o comércio ambulante em Sete Lagoas:

Circula nas mídias sociais um vídeo gravado no terminal urbano rodoviário de Sete Lagoas que mostra a atuação da equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente abordando um determinado vendedor ambulante.

As imagens, além de manipuladas, talvez com um viés político, foram postadas nas redes sociais completamente fora de seu contexto real. Ao contrário do que mostra a divulgação, a prefeitura de Sete Lagoas tem trabalhado não só para democratizar o uso do espaço público como também para gerar novos postos de trabalho e renda.

Nossa legislação atual que versa sobre o tema, sancionada no ano de 1998, proíbe qualquer tipo de comércio ambulante nos espaços e em vias públicas e não só dentro ou nas proximidades do terminal urbano. E o que a atual administração está fazendo é elaborar um texto de lei que não só autorize o comércio ambulante na cidade, como também regulamente o uso do espaço público. Entretanto, enquanto essa legislação não é enviada e aprovada pela Câmara Municipal, a administração tem que fazer cumprir a lei e as determinações do Ministério Público.

No caso específico citado no vídeo, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma denúncia sobre a falta de qualidade higiênico-sanitária do alimento que estava sendo vendido. Desta forma, é dever da administração não só coibir o comércio ambulante, como também zelar pela saúde pública. Não se pode permitir a comercialização de alimentos sem o mínimo de boas práticas de manipulação e distribuição.

O comércio ambulante será regulamentado e esse é um compromisso da atual gestão. Mas isso será feito com critério, em pontos determinados e com produtos pré-estabelecidos. Além disso, a regularização está sendo pensada de forma a atender a população de Sete Lagoas, dando prioridade aos residentes da cidade.

Ressaltamos que entendemos a necessidade de trabalho dos comerciantes ambulantes, mas não podemos permitir que haja desrespeito e desacato aos nossos servidores, a imposição ameaçadora da presença e tampouco a resistência violenta à abordagem, como temos presenciado em muitas ações fiscalizatórias.  Também não podemos permitir que os ambulantes trabalhem em desconformidade com as normas da vigilância Sanitária.

Informamos que desde setembro, quando realizamos a primeira reunião do nosso Programa Capacita, que tem como objetivo cadastrar e regularizar o comércio ambulantes, todos os interessados podem se cadastrar junto à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Através do capacita iremos promover um processo de seleção e os vencedores desse processo poderão trabalhar, sem risco para si e para a própria coletividade.

Reafirmamos que o propósito da atual gestão, do prefeito Duílio de Castro e do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo Fabrício Nascimento é com a geração de renda, de emprego e dignidade para com a nossa população.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 14h09 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 11° Máx. 22°

Sex 26°C 12°C
Sáb 25°C 13°C
Dom 23°C 12°C
Seg 24°C 13°C
Ter 27°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio