Nesta quinta será dada largada para a espetacular prova Caminhos de Rosa em sua edição de 2016.
A saída acontece em Andrequicé e em Três Marias no dia 17 de Agosto, e a chegada em Cordisburgo, e pelo caminho poderá ser contemplado um pouco da obra Roseana, revivendo toda a maravilha do sertão mineiro.
"Falar dessa corrida para mim é como relatar um sonho, daqueles em que a última coisa que se quer, é acordar, viver ele plenamente, é a minha realização de vida.", diz André Zumzum, idealizador da ultramaratona.
O evento atualmente consiste de 4 provas, sendo duas de mountain bike, e duas de corrida. A mountain bike tem uma de 300 km, saindo de Três Marias, e outra de 140 km, saindo de Morro da Garça. A corrida tem uma versão maior de 250 km saindo de Três Marias e outra menor de 140 km saindo de Morro da Garça. Todos os eventos acontecem em uma única etapa.
A chegada de todas as provas acontecerá no Museu Casa Guimarães Rosa. A chegada da corrida acontece no dia 20 de Agosto (Sábado), às 20h e o Mountain Bike no dia seguinte - 21 de Agosto (Domingo) às 12h.
A corrida de Mountain bike é hoje a maior prova non stop do mundo, já a corrida é considerada a mais dura da América Latina.
Durante a XXVIII Semana Roseana, houve uma pequena demonstração deste trajeto com a edição de "Peregrinação" onde foi possível ver em cada um dos participantes a satisfação e o sentimento de dever cumprido ao chegarem mesmo que exaustos, pois puderam viver o sertão intensamente durante aqueles dias. Histórias como dormir junto do gado e tomar banho com os porcos marcaram tão marcante trajeto.
Com o objetivo de valorizar o ser humano, podemos esperar uma grandiosa prova com com atletas de todas as partes do país desbravando o sertão mineiro assim como fez João Guimarães Rosa, tendo como ponto de chegada a casa onde o nobre escritor nasceu.
Mín. 10° Máx. 25°