Após solicitação do Executivo, do Legislativo e de significativa parcela da comunidade cordisburguense, a Drª Kellen Cristini de Sales e Souza - D.D. Juíza de Direito da Comarca de Paraopeba determinou que o Estado de Minas Gerais e o Departamento de Estrada de Rodagem do Estado promovam estudos para desviar do centro da cidade de Cordisburgo o tráfego de veículos da rodovia LMG-754, que liga Curvelo a nossa cidade e e dá acesso à MG-231 que dá acesso à BR-040.
Face ao asfaltamento da estrada, já em fase final, autoridades estão prevendo o aumento significativo de tráfego de veículos pela Rua São José, e solicitaram tal desvio.
Segundo o documento, nada foi feito para garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural do estado, como a Capela ao Patriarca São José, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Academia Cordisburguense de Letras, bem como o tráfego intenso e de veículos pesados colocaria em risco crianças e adolescentes que estudam na Escola Estadual Mestre Candinho, além de causar transtorno para os internos do Lar dos Idosos Sagrado Coração de Jesus.
Foi deferido ao DER que elabore e apresente em juízo, no prazo de 30 dias, projeto de desvio de trânsito pesado da Rua São José e que seja promovido e implantado o referido projeto no prazo de 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 até o limite de R$ 50.000,00.
Mín. 10° Máx. 25°