
O assunto que vem gerando muita preocupação em Sete Lagoas em relação á perda dos serviços de média e alta complexidade nos atendimentos da Oncologia em Sete Lagoas foi esclarecido na manhã de hoje durante entrevista com o Superintendente Regional de Saúde Gean Barrado em uma rádio da cidade.
Segundo o Superintendente de Saúde, Sete Lagoas pleiteou a prestação do serviço de Oncologia há anos atrás, a cidade se estruturou com equipamentos e conseguiu o credenciamento através da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
Após o credenciamento, Sete Lagoas começou receber repasses do Ministério da Saúde para a execução dos atendimentos dos pacientes de Sete Lagoas e região.
Gean Barrado disse em entrevista, que os serviços de média e alta complexidade são avaliados se os parâmetros e metas da portaria 140 que regula os serviços de Oncologia estão sendo cumpridos pelo município. Segundo ele, Sete Lagoas não vem cumprindo com a determinação da portaria, vários relatórios técnicos foram realizados onde foi constatado o não cumprimento de metas da portaria 140, com atendimentos abaixo da meta estipulada. O município teria sido notificado várias vezes e não conseguiu se adequar a portaria. A última avaliação do Governo do Estado foi em dezembro de 2015, depois de nove meses, o município ainda não conseguiu cumprir os parâmetros da portaria.
Sete Lagoas recebe o recursos através do Ministério da Saúde, os serviços são fiscalizados pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
Geam Barrado informou que foi procurado pelo Secretário de Saúde de Sete Lagoas Cláudio Busú nesta quarta-feira (24), onde na oportunidade o secretário demonstrou preocupação com a possível perda dos serviços de Oncologia na cidade. Os que eles acordarem para cumprir a portaria 140 terão que cumprir o acordo, as metas podem ser fracionadas, caso contrário Sete Lagoas pode sim perder esse atendimento, Disse Gean Barrado.
O superintendente disse ainda que tem esperança que a Secretaria de Saúde de Sete Lagoas resolva esse impasse, segundo ele, mesmo se os serviços forem transferidos para outra cidade, Sete Lagoas poderá ter os atendimentos através de um convênio com o gestor da cidade que será contemplada.
Informações dão conta de que a cidade de Curvelo já estaria com toda estrutura pronta para pleitear os serviços de Oncologia no município.
Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°
