Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Pesquisa

MIT e Harvard desenvolvem máscara que se acende quando detecta Covid-19

Sensor já é usado para detectar ebola e zika

14/05/2020 às 16h20
Por: Redação Fonte: Estadão Conteúdo / OTempo
Compartilhe:
Pixabay/Reprodução
Pixabay/Reprodução

Bioengenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Harvard trabalham no desenvolvimento de um sensor capaz de detectar o novo coronavírus. Trata-se de uma adaptação de tecnologia dos próprios pesquisadores, que diagnostica o ebola e o zika vírus.

De acordo com informações do Business Insider, a ideia do projeto é inserir o sensor em máscaras de proteção contra a Covid-19. Ao respirar, tossir ou espirrar, uma luz fluorescente acende em caso de presença do vírus nas gotículas de saliva.

Se a tentativa dos pesquisadores obtiver resultado positivo, a máscara pode ser uma solução para falhas de outros métodos de triagem, como a medição de temperatura.

Classificada como um dos principais sintomas da doença, a febre não se manifesta em muitos dos infectados.

O sucesso do projeto também pode agilizar a tomada de decisões para conter o avanço do vírus. Sem precisar enviar amostras a laboratórios, o "teste da máscara" evitaria o atraso e a defasagem no acompanhamento de casos em cada país.

A tecnologia surgiu em 2014, quando o laboratório de bioengenharia do pesquisador Jim Collins no MIT desenvolveu um detector do ebola, em meio ao surto na África Ocidental.

A equipe, com cientistas do MIT e de Harvard, publicou o estudo pela primeira vez em 2016, ano em que concentraram esforços no combate à zika.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes