
O Congresso deve adiantar a aprovação do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, que não irá esperar o governo tomar uma decisão e deve pautar o tema na Casa do projeto a ser votado ainda nesta terça pelo Senado para mudar a data da prova. Para ele, essa é uma demanda que vem de todo o Brasil.
"Se o Senado votar, eu vou votar. Se o governo não decidir na tramitação do projeto entre o Senado e a Câmara, eu vou votar. Vou pensar os projetos dos deputados e votar tudo junto e vamos promulgar a decisão do Congresso Nacional, espero que o governo possa decidir antes", afirmou Maia.
O projeto é da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que propõe o adiamento do Enem, previsto para novembro, devido à pandemia do novo coronavírus. Nessa segunda (18), após reunião dos líderes da Casa, o texto foi colocado na pauta desta terça.
Na última quinta-feira, Maia se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e pediu a ele a mudança da data da prova. "Acho que a decisão correta. Fiz esse pleito ao presidente, ele ficou sensível à ideia, mas até agora não tem uma posição definitiva. Ontem, o ministro Luis Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, me ligou e disse que estava trabalhando para conseguir o adiamento, mas até agora do ponto de vista formal, nós não temos nenhuma posição", disse.
Se Câmara e Senado aprovarem um projeto de decreto legislativo (PDL) não há necessidade da proposta ir à sanção presidencial e pode ser promulgada pelo Congresso Nacional. Na Câmara, um grupo de parlamentares criou um PDL para adiar a data da prova assinado pelos deputados Professor Israel Batista (PV-DF), Tabata Amaral (PDT-SP), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Célio Studart (PV-CE), Danilo Cabral (PSB-PE), Raul Henry (MDB-PE) e Tereza Nelma (PSDB-AL).
"A Câmara queria votar na quinta-feira, eu segurei até hoje. Espero que a gente possa ter uma decisão do governo no dia de hoje, que eu acho que resolve o problema da melhor forma possível com diálogo entre o parlamento e Poder Executivo", disse Maia.

Oportunidade Prefeitura de Cachoeira da Prata anuncia Processo Seletivo para Contratação de Professores
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas
Comemoração 40 anos da EE Deputado Renato Azeredo é celebrado no Teatro Redenção
Inscrições Nova Lima prorroga inscrições para processo seletivo com vagas para Administração Geral e Saúde
PROERD Sete Lagoas realiza formatura do PROERD e destaca escolas vencedoras em concurso de fotografia
Tecnologia Escolas municipais de Paraopeba adotam telas interativas para modernizar o ensino Mín. 20° Máx. 31°

