Terça, 23 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Estado muda recomendações do Minas Consciente e permite que shoppings possam reabrir parcialmente

04/06/2020 às 16h14
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

O governo de Minas divulgou, nesta quinta-feira (4), atualizações no "Minas Consciente" - um conjunto de recomendações para flexibilização de atividades econômicas elaborado pelo governo estadual -, que passam a permitir a abertura de mais estabelecimentos do comércio nas cidades que aderiram ao programa. Entre as mudanças, está a possibilidade de que algumas lojas de shoppings e salões de beleza voltem a funcionar. 

As informações foram passadas durante coletiva de imprensa, no início da tarde, na Cidade Administrativa. De acordo com Fernando Passalio, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, conforme as alterações, os shoppings deixam de ser "zonas proibidas" no que tange ao funcionamento nas ondas (categorias relativas aos riscos de cada atividade, de acordo com dados epidemiolóicos locais). A partir de agora, as lojas de shoppings de cidades que aderiram ao plano podem funcionar, desde que respeitem o limite da onda em que o município está.

"Se o município estiver na onda branca, as lojas de shopping poderão funcionar naqueles segmentos que estão na onda verde e na onda branca e assim sucessivamente. Por exemplo, nós temos hoje a região Centro e Leste-Sul, que estão na onda amarela. Então, seus respectivos shoppings poderão abrir seguindo o limite de estabelecimentos até a onda amarela. Lembrando que os protocolos de shoppings serão bastante rígidos para que você, cidadão, tenha uma experiência de consumo segura e responsável", afirmou. Todos as as ondas, com os respectivos setores que podem funcionar, podem ser vistos aqui.

Também nesta semana houve a migração dos salões de beleza da onda vermelha para a amarela. "Então, os municípios que estão na onda amarela poderão ter o funcionamento, mediante os protocolos que serão disponibilizados no site, dos seus salões de beleza. Isso é um avanço para esse segmento, que estava na onda vermelha", afirmou. 

Região Noroeste retrocede

Pessalio ainda informou que a região Noroeste de Minas, onde estão cidades como Unaí, Paracatu e Brasilândia de Minas, teve sua onda retrocedida da branca para a verde (onde apenas serviços essenciais podem funcionar). A decisão, motivada pelos índices epidemiológicos negativos da região no combate à Covid-19, foi recomendada pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES-MG) e deliberada pelo Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19.

Atualmente, o Estado tem 290 cidades na onda branca. Ao todo, 110 municípios aderiram ao programa "Minas Consciente", o que representa cerca de três milhões de habitantes. Segundo Pessalio, o número representa uma "boa adesão".  Entre os últimos municípios a adotarem o plano de flexibilização do governo estão Sete Lagoas - que precisou fazer a adesão após decisão judicial, São João Del Rey, Ouro Preto e Nova Lima.

Município pode prejudicar vizinho

Questionado sobre a situação de municípios vizinhos que adotam posições diferentes e discrepantes quanto ao isolamento social, Pessalio reforçou a importância da adoção do Minas Consciente. Segundo ele, o programa busca orientar as cidades ao retorno gradual e consciente às atividades.

"Quando a gente vê municípios próximos com atuações muito distintas, isso pode ocorrer uma certa distorção. Se um segmento que estiver aberto em um e não estiver em outro, a população pode se concentrar demais em um e deixar de usar o outro. Isso pode acontecer e aumentar a concentração. É muito importante que os prefeitos reflitam e, caso tomem a decisão, que façam a formalização junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Dessa forma, as ações serão coordenadas. Quanto mais os municípios próximos uns dos outros estiverem no Minas Consciente, nós vamos ter uma atuação coordenada, padronizada e nós não vamos ter esse acúmulo de pessoas ora em um lugar, ora em outro", explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes