Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Saúde Amamentação

Semana Mundial de Amamentação destaca importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida

04/08/2020 às 11h01
Por: Redação Fonte: Comunicação SLMANDIC
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
De 1º a 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Amamentação. A data tem como objetivo reforçar a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida. De acordo com a Profª Dra. Mônica Barthelson, docente das disciplinas de Saúde da Mulher e Pediatria e Coordenadora da Liga De Pediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic, a amamentação traz benefícios para a criança como oferecer uma melhor composição alimentar e proteção para toda parte imunobiológica. Para a mulher, protege também do câncer de mama.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se possível, a recomendação é manter o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e depois até os dois anos de idade junto com alimentação complementar.

"Nos primeiros seis meses, com a amamentação exclusiva, não há necessidade de água, chá ou qualquer outro alimento se a criança estiver saudável e ganhar bem peso. É importante evitar o contato com outros bicos, como mamadeiras e chupeta", afirma a Profª Dra. Mônica.

Para auxiliar na amamentação, a especialista recomenda que as mães bebam bastante água e mantenham as mamas secas e bem higienizadas. Além disso, há exercícios próprios que podem ser praticados durante a gestação, que podem ajudar. No entanto, a Profª Dra. Mônica alerta que as mulheres devem ficar atentas para alguns sinais que não podem ser considerados normais, como sentir muita dor para amamentar por tempo prolongado e descarga mamilar sanguinolenta.

As mães que apresentarem quadro de febre e doenças comuns podem amamentar normalmente. E, em meio à pandemia de Covid-19, a recomendação para as mulheres com coronavírus, com condições clínicas, devem amamentar, mantendo máscara e uso de álcool gel, para minimizar o risco de transmissão para o bebê.
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes