Quarta, 07 de Maio de 2025
24°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Covid-19 povoca Síndrome Inflamatória em crianças no estado

07/08/2020 às 04h12
Por: Redação Fonte: Bhaz
Compartilhe:
Duas crianças são monitoradas com a doença (Banco de imagens: Envato + Amanda Dias/BHAZ)
Duas crianças são monitoradas com a doença (Banco de imagens: Envato + Amanda Dias/BHAZ)

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) monitora o caso de duas crianças com Síndrome Inflamatória Multissistêmica. Os casos estão associados à Covid-19, e o estado de saúde das vítimas não foi informado pela pasta. O Ministério da Saúde também foi acionado para acompanhar a situação. A informação foi confirmada, na noite dessa quinta-feira (6), pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Saúde da SES-MG, Tânia Marcial.

“A Covid-19 é uma doença muito complexa. Quando pensávamos que crianças não teriam problemas, agora, a gente começa a ver algumas complicações, tanto na população adulta tanto nas crianças. A gente está acompanhando de perto essas situações”, disse Tânia durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

De acordo com documento apresentado pela secretaria, entre os sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica estão:

  • Conjuntivite não purulenta;
  • Erupções e inflamações na pele;
  • Inflamações na boca, mãos e pés;
  • Pressão baixa;
  • Disfunções cardíacas;
  • Coágulos;
  • Problemas intestinais como diarreia, vômito ou dor abdominal.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria nessa quinta-feira (6), as crianças são as menos afetadas pelas Covid-19 no estado. Entre as 3.304 vítimas, 12 pessoas tinham menos de 10 anos. O mesmo público corresponde a 2,4% do total de infectados pelo novo coronavírus.

Reinfecção

Outro assunto tratado por Tânia foi o registro de casos de reinfecção em Minas. De acordo com a coordenadora, um caso é acompanhado no estado, mas a reinfecção, até o momento, está descartada.

“Nós temos alguns casos em acompanhamento, e, em um deles, a pessoa testou positivo em março, negativo em junho e depois confirmou de novo. Não nos parece um caso de reinfecção, mas sim um quadro prolongado da doença”, explicou.

Segundo a especialista, é possível que algumas pessoas fiquem por mais de um mês com o vírus no corpo. “Estamos estudando, mas neste momento é pouco provável a reinfecção, são mais quadros mais prolongados durando cerca de 30 a 60 dias”, disse.

“Não sabemos se a imunidade da Covid-19 é duradoura. Até hoje, as publicações mostram imunidade eficiente de 3 meses. Esperamos muito que seja duradoura pela questão do sucesso da vacina”, acrescentou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 26°

Qui 27°C 14°C
Sex 28°C 15°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 18°C
Seg 25°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio