Os clubes de lazer, academias e esportes coletivos praticados ao ar livre terão protocolos rígidos em Minas Gerais em prevenção ao novo coronavírus. Entre as recomendações previstas no Minas Consciente estão a restrição de aparelhos celulares nas academias e o uso de máscara durante as atividades.
Além disso, os frequentadores e praticantes devem ter a temperatura testada e os funcionários devem ser testados com frequência. Já no futebol amador, as competições podem ser retomadas desde que sigam regras de segurança e sem aglomerações (confira os protocolos abaixo).
“Nessas atividades, está absolutamente proibido qualquer aglomeração. Não pode ter torcida em qualquer atividade esportiva, por enquanto”, disse o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva realizada na Cidade Administrativa, nesta quinta-feira (20).
“Esses protocolos de atividades esportivas de competições já existiam, o que fizemos foi ampliar para a abertura de clubes e academias. Precisamos que todas atividades sigam esses protocolos que estão bem descritos no Minas Consciente. Essas atividades [esportivas] devem ser avaliadas e, se não for possível cumprir o protocolo, elas não podem ser liberadas”, explicou o secretário.
O retorno das atividades depende da legislação de cada município. Em Belo Horizonte, por exemplo, como a Prefeitura não adotou o programa do governo estadual, qualquer tipo de esporte coletivo está proibido, mesmo em quadras a céu aberto (relembre aqui).
Em Minas e em Belo Horizonte existem leis que determinam o uso obrigatório de máscaras em locais públicos. No caso da capital, o descumprimento da regra pode gerar uma multa no valor de R$ 100, de acordo com a Lei 11.244.
Por conta disso, qualquer esporte praticado por lazer, seja coletivo ou individual, terá de ser feito com o uso de máscaras. A exceção vale apenas para competições amadoras regulamentadas que, assim como nas atividades profissionais, os atletas poderão retirar a máscara durante a prática do esporte. Nas peladas – futebol entre amigos – o uso de máscaras é obrigatório, assim como nas caminhadas e corridas de rua.
Quando usar a máscara praticando esportes? | |
Atividades recreativas e de lazer (Peladas, caminhadas, brincadeiras ao ar livre) | Uso obrigatório |
Competições amadoras regulamentadas (Copa Itatiaia, Torneio Corujão etc) | Uso dispensado durante a atividade |
Competições profissionais com regulamentação própria (Campeonato Mineiro, Brasileirão etc) | Uso dispensado durante a atividade |
Informações da SES-MG
Mín. 16° Máx. 26°