
Os clubes de lazer, academias e esportes coletivos praticados ao ar livre terão protocolos rígidos em Minas Gerais em prevenção ao novo coronavírus. Entre as recomendações previstas no Minas Consciente estão a restrição de aparelhos celulares nas academias e o uso de máscara durante as atividades.
Além disso, os frequentadores e praticantes devem ter a temperatura testada e os funcionários devem ser testados com frequência. Já no futebol amador, as competições podem ser retomadas desde que sigam regras de segurança e sem aglomerações (confira os protocolos abaixo).
“Nessas atividades, está absolutamente proibido qualquer aglomeração. Não pode ter torcida em qualquer atividade esportiva, por enquanto”, disse o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva realizada na Cidade Administrativa, nesta quinta-feira (20).
“Esses protocolos de atividades esportivas de competições já existiam, o que fizemos foi ampliar para a abertura de clubes e academias. Precisamos que todas atividades sigam esses protocolos que estão bem descritos no Minas Consciente. Essas atividades [esportivas] devem ser avaliadas e, se não for possível cumprir o protocolo, elas não podem ser liberadas”, explicou o secretário.
O retorno das atividades depende da legislação de cada município. Em Belo Horizonte, por exemplo, como a Prefeitura não adotou o programa do governo estadual, qualquer tipo de esporte coletivo está proibido, mesmo em quadras a céu aberto (relembre aqui).
Em Minas e em Belo Horizonte existem leis que determinam o uso obrigatório de máscaras em locais públicos. No caso da capital, o descumprimento da regra pode gerar uma multa no valor de R$ 100, de acordo com a Lei 11.244.
Por conta disso, qualquer esporte praticado por lazer, seja coletivo ou individual, terá de ser feito com o uso de máscaras. A exceção vale apenas para competições amadoras regulamentadas que, assim como nas atividades profissionais, os atletas poderão retirar a máscara durante a prática do esporte. Nas peladas – futebol entre amigos – o uso de máscaras é obrigatório, assim como nas caminhadas e corridas de rua.
| Quando usar a máscara praticando esportes? | |
| Atividades recreativas e de lazer (Peladas, caminhadas, brincadeiras ao ar livre) | Uso obrigatório |
| Competições amadoras regulamentadas (Copa Itatiaia, Torneio Corujão etc) | Uso dispensado durante a atividade |
| Competições profissionais com regulamentação própria (Campeonato Mineiro, Brasileirão etc) | Uso dispensado durante a atividade |
Informações da SES-MG
Curvelo Curvelo inicia transição para nova insulina no tratamento de pessoas com diabetes
Sete Lagoas Anvisa proíbe publicidade da Semavy após anúncios em aeroporto e redes sociais
PEQUI Prefeitura de Pequi inicia distribuição gratuita de canetas emagrecedoras para moradores
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba anuncia reajuste de 30% no plano de saúde Unimed BH dos servidores
PARAOPEBA Paraopeba aprova verba de R$ 2,6 milhões proveniente de acordo por Brumadinho para ampliar hospital loc
SETE LAGOAS Diagmed amplia oferta de exames em Sete Lagoas com nova ressonância magnética com inteligência artificial
FORTUNA DE MINAS Prefeitura de Fortuna de Minas divulga novos horários para urgência odontológica nas Unidades de Saúde
PARAOPEBA “Dengue se combate com atitude”: Prefeitura de Paraopeba reforça ações de prevenção nas residências
Sete Lagoas Sete Lagoas abre processo seletivo emergencial para Médico Generalista na UPA Mín. 22° Máx. 35°

