
A Prefeitura de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, decretou, nesta sexta-feira (21), lockdown na cidade. A medida vale a partir de amanhã e se estenderá pelos próximos 15 dias. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus que, por lá, já contabiliza 195 casos confirmados e nove mortes. Entre as proibições no território do município está a venda de bebidas alcoólicas nos comércios.
O decreto assinado pelo prefeito Evanilso Aparecido Carneiro determina que, de 22 de agosto até 6 de setembro, está suspenso o funcionamento de atividades comerciais consideradas não essenciais, atividades de esporte coletivo, clubes, academias de atividades físicas e similares. Apesar de não poder receber o público, os comércios poderão funcionar por delivery e home office, mas com as “portas fechadas”.
O texto ainda proíbe o comércio de bebidas alcoólicas. A determinação se aplica tanto nas atividades dos comércios essenciais, como nos não essenciais. A prefeitura funcionará em novo horário: das 7h às 11h. Os servidores vão realizar somente trabalho interno e não haverá atendimento presencial ao público.
O Executivo municipal divulgou ainda a lista dos comércios que poderão funcionar mesmo com o lockdown. Estes setores poderão fazer atendimento presencial ao público, mas somente entre às 6h e 18h. Supermercados, açougues, padarias, drogarias, agências bancárias, distribuidoras de gás, setores industriais, comércio varejista de cosmético, produtos de perfumaria e de higiene pessoal são alguns dos segmentos aptos a abrir.
A Fiscalização Sanitária vai estar presente nas ruas para averiguar o cumprimento das medidas estabelecidas no decreto e poderá solicitar o apoio da PM quando necessário. A cidade de São Francisco ainda não aderiu ao programa Minas Consciente, do governo do estado, durante o lockdown o município vai avaliar a possibilidade de adesão.
De acordo com a prefeitura, São Francisco tem 195 casos confirmados de Covid-19 e nove mortes. O informe do municipal aponta que 173 pessoas estão em isolamento social e que 489 pessoas estão recuperadas, sendo 77 delas contraíram o novo coronavírus, enquanto 412 tiveram síndrome gripal inespecífica. O número de caso notificados chegou a 671.
Dados da Covid-19 no município (Reprodução/Prefeitura de São Francisco)
A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos Mín. 20° Máx. 28°


