
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, mais conhecido como Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, agora pode ser visitado virtualmente.
A iniciativa faz parte das comemorações dos 11 anos do espaço e tem objetivo de ampliar o acesso a uma das cavernas mais visitadas do Brasil.
Quando for reaberto, pessoas que têm dificuldade de acesso poderão percorrer o local com o uso de óculos de realidade virtual e um celular próprio.
Outra opção é “entrar” na caverna por meio de um vídeo, com imagens em 360 graus, pela internet.
A novidade tem tudo para fazer sucesso neste período em que as unidades de conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão temporariamente fechadas por causa da Covid-19.
O vídeo está disponível no canal Meio Ambiente Minas Gerais, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
O visitante virtual precisa usar o mouse para arrastar a imagem e ter a dimensão em 360 graus, ou então movimentar o telefone, caso esteja visualizando de algum smartphone.
A experiência com os óculos, que poderá ser testada quando a visitação nas unidades de conservação for retomada, permite a imersão mais completa, com movimentos com a cabeça para visualizar o passeio e visão em três dimensões.
Projeto
O projeto foi desenvolvido pelo biólogo Wanderson Renato Silva de Jesus, mestre em biotecnologia e gestão da inovação, e surgiu com a ideia de ampliar a visitação da unidade de conservação, especialmente para o público que possui alguma dificuldade de mobilidade como cadeirantes e idosos.
Na visita tradicional, o acesso à gruta se dá por 200 metros iniciais de caminhada e depois mais 220 metros em desnível, com 131 degraus.
O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou a importância do projeto como iniciativa de inclusão social.
O projeto contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e também da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Os equipamentos adquiridos para o projeto foram doados à unidade de conservação.
A Gruta Rei do Mato faz parte da Rota Lund, composta também pelo Parque do Sumidouro, onde fica a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, na Grande BH, e pelo Monumento Natural Estadual Peter Lund, onde está a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, na Região Central.
O local possui formações espeleológicas de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo ao longo de 141 hectares.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


