Terça, 23 de Abril de 2024
27°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Pandemia

Colégio Militar de BH retoma aulas presenciais pela 2ª vez em menos de 15 dias após batalha judicial

Aulas serão escalonadas para evitar aglomeração na instituição, informou a direção da escola

02/10/2020 às 11h15
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia
Compartilhe:
Lucas Prates/Hoje em Dia
Lucas Prates/Hoje em Dia

Os 600 estudantes do Colégio Militar de Belo Horizonte retomaram as aulas presenciais nesta sexta-feira (2). O retorno ocorreu após uma batalha judicial travada entre a instituição, o sindicato que representa os professores e o Ministério Público Federal (MPF).

Essa é a segunda vez que os alunos são convocados para as atividades presenciais em menos de 15 dias. No dia 21, o Colégio Militar reiniciou as aulas dentro do educandário mas, no mesmo dia, a Justiça revogou a autorização.

No total, foram cinco ordens judiciais autorizando e proibindo o retorno. A última decisão, contudo, permite a volta dos estudantes para as salas de aulas.

A prefeitura de BH, que tenta impedir o retorno das aulas presenciais por causa da elevada taxa de transmissão da Covid-19, informou que "está estudando o caso para decidir que providências irá tomar".

Segurança

Enfermeira e professora da UFMG, Elisângela Dittz, de 45 anos, avalia que o retorno tem que ser criterioso e garantindo a segurança dos estudantes, funcionários e das famílias. Mãe de um menino de 15 anos que estuda da instituição, ela acredita que o colégio tem estrutura para impedir o contágio da Covid-19.

"Lá está atendendo ao que se espera para o retorno das aulas. Em algum momento isso precisa acontecer. Mas, o que acontece em uma escola, não necessariamente é possível em outra. Tem que ter uma avaliação criteriosa, levando em consideração o perfil dos alunos, a idade e a infraestrutura da própria escola. Ninguém pode se sentir inseguro", declarou.

Escalonamento

Neste primeiro momento, somente os alunos do 8º e 9º anos do ensino Fundamental e os estudantes do ensino médio retornaram. Os matriculados nos 6º e 7º anos seguem afastados. 

Para evitar aglomeração e permitir o distanciamento, as aulas serão escalonadas. Às segundas, quartas e sextas-feiras, apenas os jovens dos 1º, 2º e 3º ano do Médio. Às terças e quintas será a vez do Fundamental.

A presença dos estudantes é obrigatória. Somente os que comprovem integrar o grupo de risco poderão continuar com o ensino remoto. "Quem não estiver no colégio e não for do grupo de risco terá sua falta computada", determinou a direção da instituição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h48 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes