
Os 600 estudantes do Colégio Militar de Belo Horizonte retomaram as aulas presenciais nesta sexta-feira (2). O retorno ocorreu após uma batalha judicial travada entre a instituição, o sindicato que representa os professores e o Ministério Público Federal (MPF).
Essa é a segunda vez que os alunos são convocados para as atividades presenciais em menos de 15 dias. No dia 21, o Colégio Militar reiniciou as aulas dentro do educandário mas, no mesmo dia, a Justiça revogou a autorização.
No total, foram cinco ordens judiciais autorizando e proibindo o retorno. A última decisão, contudo, permite a volta dos estudantes para as salas de aulas.
A prefeitura de BH, que tenta impedir o retorno das aulas presenciais por causa da elevada taxa de transmissão da Covid-19, informou que "está estudando o caso para decidir que providências irá tomar".
Segurança
Enfermeira e professora da UFMG, Elisângela Dittz, de 45 anos, avalia que o retorno tem que ser criterioso e garantindo a segurança dos estudantes, funcionários e das famílias. Mãe de um menino de 15 anos que estuda da instituição, ela acredita que o colégio tem estrutura para impedir o contágio da Covid-19.
"Lá está atendendo ao que se espera para o retorno das aulas. Em algum momento isso precisa acontecer. Mas, o que acontece em uma escola, não necessariamente é possível em outra. Tem que ter uma avaliação criteriosa, levando em consideração o perfil dos alunos, a idade e a infraestrutura da própria escola. Ninguém pode se sentir inseguro", declarou.
Escalonamento
Neste primeiro momento, somente os alunos do 8º e 9º anos do ensino Fundamental e os estudantes do ensino médio retornaram. Os matriculados nos 6º e 7º anos seguem afastados.
Para evitar aglomeração e permitir o distanciamento, as aulas serão escalonadas. Às segundas, quartas e sextas-feiras, apenas os jovens dos 1º, 2º e 3º ano do Médio. Às terças e quintas será a vez do Fundamental.
A presença dos estudantes é obrigatória. Somente os que comprovem integrar o grupo de risco poderão continuar com o ensino remoto. "Quem não estiver no colégio e não for do grupo de risco terá sua falta computada", determinou a direção da instituição.

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 21° Máx. 34°


