Sexta, 26 de Abril de 2024
19°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Esgoto

SAAE denuncia contaminação no Rio das Velhas, em Funilândia

As causas serão investigadas

19/10/2020 às 07h59
Por: Redação Fonte: Estado de Minas
Compartilhe:

Forte odor de esgotocor escura e muitos peixes mortos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foi acionado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas, na Região Central do Estado, com alerta sobre contaminação grave do Rio das Velhas.

A suposta contaminação foi verificada próxima à captação de água da ETA Rio das Velhas, no município de Funilândia, na mesma região.

"Venho através deste relatar as condições do Rio. Em 16 de outubro, às 5h, foi notada visualmente uma mudança no rio e muitos peixes a procura de oxigênio próximo a balsa de captação. Às 6h, suspendemos a captação de água devido ao odor forte de esgoto", disse Bruna de Paula Machado, supervisora de tratamento e controle de qualidade.

 Foto: SAAE/ Divulgação

"Coletamos uma amostra para análise e realizamos simulação de tratamento, porém foram insatisfatórios, não conseguimos obter tratamento da água. Acompanhando o rio durante toda manhã, observamos piora ao passar das horas, água com cor cada vez mais escura, dor mais forte e muitos peixes mortos", informou por meio de documento formulado pela SAAE.

Sendo assim, foi solicitado um apoio do comitê, pois essa situação deixa cerca de 50% da cidade desabastecida. O comitê acionou o Núcleo de Combate de Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais (NUCRIM-MPMG), para verificação local em caráter de urgência - posto que há danos ambientais constatados e, ainda, risco iminente ao abastecimento público do município da cidade.

A reportagem entrou em contato com o MPMG, mas não teve retorno até o fechamento da publicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes