“Prevenir ainda é o melhor remédio”. Esse foi o tema da palestra que alertou a servidoras da Câmara Municipal sobre os perigos oferecidos e cuidados que devem ser observados com o câncer de mama. A gerente da atenção primária e referência de saúde da mulher, Andrelle Bernardes, esteve no Plenário do Legislativo para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a cura.
Pelo fato de o câncer de mama ser um dos mais letais para as mulheres o mês de outubro é dedicado a ações de prevenção e esclarecimento como a que aconteceu na Câmara, na sexta-feira (21). De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 60 mil novos casos da doença foram registrados no Brasil ao longo de 2016 causando cerca de 14 mil óbitos entre mulheres.
A coordenadora do departamento de pessoal da Câmara, Conceição Aparecida, sentiu na pele os efeitos de um câncer de mama e venceu a doença, principalmente por conta do diagnóstico precoce. Cida defende o “Outubro Rosa” e afirma que “Informação é tudo. Essa campanha devia continuar durante o ano todo. Hoje foi dia de um grande aprendizado, mesmo com tudo que passei”.
A identificação ainda cedo de algum nódulo na mama é a principal possibilidade de sucesso durante o tratamento. Por isso Andrelle defende que “a paciente deve se auto conhecer e ter esse autocuidado, isso é uma questão que é dela. Ter esse autocuidado no momento em que ela se sentir mais confortável”.
A especialista alerta também para que cuidados sejam observados na hora de buscar informações na internet sobre a doença. “Temos que saber que fonte é essa. Procure pelo INCA que é uma fonte confiável”, orienta antes de concluir que a prevenção ainda é o melhor remédio.
Mín. 14° Máx. 25°