Sexta, 29 de Março de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Alerta

Especialistas fazem alerta para retorno do crescimento da síndrome respiratória em MG

Pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes diz que os números aumentam principalmente em Belo Horizonte e no Vale do Jequitinhonha

23/11/2020 às 13h29
Por: Redação Fonte: Itatiaia
Compartilhe:

Os médicos voltam a alertar para o retorno do crescimento da síndrome respiratória em Minas Gerais. O alerta é resultado de dados do monitoramento do InfoGripe do Ministério da Saúde, que acompanha a evolução da doença desde 2014.
 
Segundo o pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes a síndrome respiratória, com sintomas de tosse, dor de garganta e dificuldades para respirar, pode levar ao óbito. O pesquisador lembra que, com a pandemia do novo coronavírus, a situação da crise respiratória se agravou. “Os registros estão fortemente associados ao novo coronavírus. Ele tem sido o principal vírus responsável por esses quadros”, esclarece. 

O especialista diz ainda que os números aumentam principalmente em Belo Horizonte e no Vale do Jequitinhonha. “O que nós vimos na última atualização do sistema InfoGripe, com dados até a segunda semana de novembro, é que diversos locais estão novamente com uma situação de retomada do crescimento no número de novos casos de síndrome respiratória. Em Minas Gerais, em particular, nós tamos aí que de 7 das 14 macrorregião de saúde estão com sinal de retomada do crescimento. Nessas macrorregiões, está a de Jequitinhonha, que é a que apresenta mais preocupação porque é a que mais apresenta esse crescimento, e a própria capital”, explica. 

De acordo com a lista da Fiocruz, a síndrome respiratória está relacionada ao novo coronavirus (covid-19). O pesquisador lembra que esse crescimento pode estar associado ao fato de muitas pessoas ainda não terem sido infectadas. 

“O vírus ainda está presente. Ainda temos muitas pessoas que não se infectaram, que não foram expostas. Estamos voltando a nos expor mais, voltando a circular mais na rua e deixando de usar a máscara”, acredita. 

A instituição ainda alerta para os cuidados de higienização e o uso da máscara neste momento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes