Nesta semana de comemoração ao dia do doador de sangue, o Hemominas de Sete Lagoas tem uma diminuição de mais de 50%, nas doações situação que agravou com a pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Fundação, desde o início da pandemia, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. De acordo com Viviane Guerra, gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, a diminuição do número de doadores nunca durou tanto tempo. "Nós já tivemos momentos críticos em outras situações, mas jamais por um tempo tão prolongado", afirmou.
Por causa disso, cirurgias são canceladas, devido a falta de estoque nos bancos de sangue dos hospitais e Sete Lagoas e região. Assim sendo é importante e fundamental que as doações continuem.
Doar sangue é seguro
Segundo o Ministério da Saúde (MS), não há evidências de transmissão do coronavírus por transfusão de sangue e o Hemonúcleo segue todas as recomendações da OMS em todo processo da doação de sangue.
Entre os cuidados adotados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool gel / líquido70% para higienização das mãos; e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.
Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.
Como fazer a doação
Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.
Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.
Contato para doar sangue
O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo site: www.hemominas.mg.gov.br ; ou ligue de 7 às 13 horas nos telefones: (31) 3027-2725 ou (31) 3027-2734.
Mín. 16° Máx. 24°