A Justiça Federal em São Paulo rejeitou, nessa terça-feira (11), o pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa no próximo domingo. Em entrevista à CBN, também nessa terça-feira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) confirmou que a prova será realizada na capital, mesmo com o fechamento da cidade.
Ele garantiu aos candidatos que haverá ônibus circulando. “A única parte que é de responsabilidade do município, neste caso, já que prédios municipais não foram solicitados para este ano, é o transporte público, e nós vamos colocá-lo à disposição”, afirmou.
Com a confirmação, os alunos aproveitam para revisar alguns conteúdos, especialmente os mais cotados, como o tema da prova dissertativa. O Tempo pegou dicas importantes com especialistas. Coordenadora da área de redação do pré-Enem do Colégio Chromos, Janiny Nominato acredita que o assunto da redação não terá relação com a Covid-19. “O Enem está fugindo de polêmicas. Isso foi mostrado nas provas objetivas e discursivas do ano passado”, considerou.
Apostas
Entretanto, questões relacionadas à saúde não estão descartadas. O tabagismo, por exemplo, está na lista dos palpites. Janiny considera ainda que a educação pode ser o assunto da vez. “Observando as políticas públicas do Ministério da Educação, há um projeto muito bonito sobre alfabetização e literacia familiar”. Ela se refere ao programa Conta pra Mim, lançado em 2019, que estimula a leitura lúdica e participativa e o vínculo familiar.
Em tempos de crise, o empreendedorismo é outra indicação da professora. “Trabalhamos a questão do microempreendedor individual, entre outros”, finalizou.
De Graça
O pré-Enem do Colégio Chromos oferece serviços gratuitos aos candidatos. Nesta semana e na próxima, das 16h20 às 19h, há aulas de revisão de conteúdos. Nos próximos dois sábados, ocorrem os Aulões de Véspera e, nos domingos, a correção das provas. Inscreva-se no site: chromos.com.br/gabaritoenem.
Inep dá dicas no Instagram
Aluna do pré-Enem do Colégio Chromos, Ana Clara Valle de Paula, de 20 anos, acredita que o tema da redação terá relação com educação. “O Inep está dando muitas dicas no Instagram sobre alfabetização, letramento, alimentação nas escolas e formação de professores.
No ano passado, eles também postaram no YouTube conteúdos relacionados à democratização do acesso ao cinema no Brasil (tema da última redação)”, revelou Ana, que quer cursar medicina veterinária na UFMG.
Nos últimos dias, a estudante pretende ler os temas sugeridos pela especialista do Chromos, além de escrever uma última redação. Durante o ano, ela se dedicou a desenvolver, no mínimo, um texto por semana
Temas recorrentes nas provas do Enem
A três dias da primeira prova do Enem, os alunos se dedicam a revisar alguns temas. Mas, na imensidão de assuntos, o que estudar? O professor de português do pré-Enem do Colégio Chromos, Pedro Mamede, acredita que dois assuntos deverão estar na prova de Linguagens e Códigos deste ano e, por isso, merecem atenção especial.
O primeiro deles tem relação com as funções da linguagem, e o segundo com os textos publicitários. O aluno pode, por exemplo, precisar identificar alguma das seis funções da linguagem – referencial, emotiva, poética, fática, apelativa, metalinguística.
Já as propagandas são textos que misturam palavras e imagens. “Em relação a elas, é importante ficar atento ao uso de verbos no imperativo, bem como a outras marcas de interlocução”, acrescentou.
O professor de história da mesma escola, Rodrigo Martelli Antonacci, disse que assuntos sobre o Brasil Império, principalmente relacionados ao Segundo Reinado, são recorrentes. “Vai da Independência do Brasil até a Proclamação da República. Ano passado caíram duas questões, uma envolvendo a Constituição de 1824, e outra trabalhando a Maria Quitéria, uma heroína baiana que lutou pela independência”, explica.
Outro conteúdo é a Primeira República – conhecida como República Velha. “Pensando principalmente no coronelismo. E também nas revoltas como a da Vacina, da Chibata, a Guerra de Canudos”, completa.
História
O professor de história do pré-Enem do Colégio Chromos Rodrigo Martelli Antonacci ressaltou que questões relacionadas à Idade Média sempre aparecem nas provas do Enem. A Era Vargas e a crise de 1929 são outros temas que merecem a atenção dos estudantes que realizam as últimas revisões antes do primeiro dia de provas
Natureza
A professora e coordenadora do pré-Enem do Colégio Chromos, Denise Arão, citou alguns assuntos relacionados à prova de Ciências da Natureza. Entre os conteúdos recorrentes na prova, estão: ecologia, ciclo do nitrogênio e do carbono, metabolismo energético (fotossíntese e respiração), citologia, além de fisiologia humana.
Redobre o número de exercícios de matemática
A professora de matemática Vitória Willani, do pré-Enem do Colégio Chromos, considera que a melhor maneira de estudar é fazendo exercícios. “Para resolver as questões em três minutos, o aluno precisa conhecer um grande número de modelos de soluções”, explicou.
Segundo a educadora, esses modelos são desenvolvidos a partir da prática. Vitória citou ainda alguns conteúdos que devem estar na prova, como: proporção e porcentagem, função de primeiro e segundo grau, geometria espacial, trigonometria e áreas de figuras planas.

Kits escolares Prefeitura de Cordisburgo adquire 750 kits escolares para alunos da rede municipal
Intercâmbio Estudante de Cachoeira da Prata vai representar Minas Gerais na Suíça em programa educacional
Volta às aulas Rede Municipal de Ensino retoma aulas e inicia novo ciclo letivo em Paraopeba Mín. 18° Máx. 21°


