A chegada de doses da vacina contra a Covid-19 a Minas Gerais era promessa de renovação do comprometimento de cada um pelo bem de todos. Porém, desde que a imunização começou no Estado, o tema virou caso de polícia exatamente pelo desrespeito à ordem da fila, com o surgimento, a cada dia, de novas denúncias de extravio de imunizantes. Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar o sumiço de seis doses da vacina CoronaVac, que estavam na Maternidade Odete Valadares, localizada no bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, esse não é o único caso de irregularidades na rede estadual. A entidade já recebeu inúmeras denúncias sobre fura-filas no Hospital João XXIII. "Não sabemos o quantitativo exato, mas são casos de várias pessoas que não estão na linha de frente que já se vacinaram enquanto outros profissionais que atuam na área que não receberam a vacina. A denúncia já foi repassada ao Ministério Público e ao Estado", explicou uma das diretoras do sindicato, Luciana Silva.
Até agora, Minas Gerais registrou, em uma semana, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, 20 denúncias relacionadas a fura-filas da vacinação - ao todo, são 80 denúncias de irregularidades. As reclamações envolvem instituições da rede particular e filantrópicas, além das secretarias municipais de Saúde de BH e do interior. Já a ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais recebeu, no total, 22 denúncias em pelo menos 13 cidades. As reclamações envolvem instituições da rede particular e filantrópicas, além das secretarias municipais de Saúde de BH e do interior.
Segundo a Polícia Civil, a corporação instaura procedimento investigatório para todos os casos registrados e denunciados, no entanto, não é possível fazer um levantamento sobre a quantidade de casos investigados. As denúncias podem ser investigadas, inclusive na esfera criminal, como infração de medida sanitária, peculato, apropriação, entre outros crimes.
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 24°


