Em meados de novembro de 2013, a primeira leva de médicos cubanos do programa “Mais Médicos” chegava em Sete Lagoas. Durante três anos, os profissionais prestaram serviços nas unidades públicas de saúde da cidade e, na próxima semana, se despedem do Brasil deixando saudade nos munícipes. No dia 12 de novembro eles embarcam de volta para seu país de origem, a Cuba.
Apesar de sofrerem certo preconceito por parte de algumas pessoas que não concordavam com a vinda destes profissionais para a cidade, os médicos cubanos realizaram com dignidade seus trabalhos e ganharam o coração e a simpatia dos setelagoanos. Muitos pacientes, após serem atendidos por eles, disseram se sentir bastantes satisfeitos com o atendimento e, muitos outros, tiveram o preconceito quebrado.
Continuidade do Programa
O programa “Mais Médicos”, lançado em 2013, já garantiu mais de 18 mil médicos por todo o país, aumentando a eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS). Outros profissionais irão substituir os médicos que estão finalizando a cooperação. O Ministério da Saúde irá garantir a continuidade do programa priorizando os médicos brasileiros e dentro do que for possível dentro da legislação.
Mín. ° Máx. °