Com o intuito de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) investiu R$ 254 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os investimentos e as ações previstas foram divulgados pelo superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuição, Carlos Augusto Reis de Oliveira.
As equipes do Centro Integrado de Operação da Distribuição (COD) e da central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116 também apresentaram o Plano de Atendimento para o Período Chuvoso na RMBH. O objetivo é informar a população sobre as ações que visam minimizar o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso.
Segundo Carlos Augusto, nos últimos 12 meses, a Cemig investiu na ampliação da capacidade do sistema com 180 MVA de potência. Para o próximo ano, o reforço será de 230 MVA. Esse reforço aconteceu com a implantação de quatro novas subestações: BH Calafate, Contagem, Ibirité e Nova Lima 7. Também foram construídos mais 30 quilômetros de novas linhas de distribuição na RMBH.
Já estão em execução novas ampliações para o próximo ano, quando entram em operação as subestações Centro 2, Confins e a ampliação da SE BH Pampulha. “A ampliação da capacidade na RMBH vai beneficiar mais de 100 mil consumidores entre 2016 e 2017. A Empresa está investindo em tecnologia, para que a população receba em sua casa energia com qualidade e segurança”, informa Carlos Augusto.
A empresa cumpriu 100% do seu plano de manutenção com toda a rede urbana da região inspecionada, e mais de 100 mil árvores em conflito com a rede elétrica foram podadas. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, percorrendo 448 mil m2. Em toda a região metropolitana, mais de dois mil objetos foram retirados da rede e cerca de 1.500 postes foram substituídos.
Números
Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia, que prevê a ocorrência de tempestades. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da Empresa, para atuar com maior agilidade.
Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 1.200 empregados e mais de 240 veículos podem ser acionados na RMBH. Além disso, a Cemig continua sendo a distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para fazer mais de 220.000 atendimentos por dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.
Na RMBH, a Cemig possui uma rede de distribuição com mais de 35,3 mil quilômetros de extensão, 616 mil postes, 72 mil transformadores e 59 subestações controladas remotamente.
Canais de atendimento
O aplicativo Cemig Atende, disponível para smartphones e tablets, conta com 18 serviços, nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows. A agência virtual, no portal da Cemig, também oferece diversos serviços com conforto, agilidade e segurança.
O Cemig Atende oferece conforto e segurança aos consumidores e permite que economizem tempo ao resolverem questões relativas à empresa nos canais digitais. Para usar o aplicativo, após a instalação nos smartphones ou tablets, é necessário apenas fazer o cadastro com o CPF e o número do cliente.
Os principais serviços solicitados são referentes a consulta de débitos, visualização de segunda via de fatura, acesso ao histórico de contas, envio de leitura, consulta ao histórico de protocolos e alerta sobre falta de energia.
Neste ano, o Cemig Atende disponibilizou mais um serviço para os usuários: o Pagamento Mobile, em parceria com o Banco Bradesco. Assim, clientes do Bradesco podem pagar as contas de energia usando o aplicativo. O Pagamento Mobile permite a redução dos custos com tarifas, agiliza o atendimento e oferece mais segurança ao consumidor. O novo serviço é pioneiro no país e está disponível para o sistema Android. A participação de outros bancos já está sendo negociada.
Mín. 10° Máx. 25°