Se por um lado muitos cobram um retorno das aulas presenciais em Belo Horizonte, por outro algumas partes envolvidas no processo mantém uma postura de cautela e resistência. São estas as condições que norteiam a decisão do sindicato que representa os servidores da educação na capital, o Sind-Rede BH.
A entidade é firme em dizer que só aceita o retorno das aulas presenciais no município quando todos os profissionais de todas as categorias da educação já estiverem vacinados. Atualmente, são mais de 14.700 professores empenhados a ensinar o conteúdos, sem contar as outras categorias, como auxiliares de serviços gerais.
A diretora do Sind-Rede BH, Vanessa Portugal, analisa com bastante preocupação o sinal da Prefeitura de Belo Horizonte para o retorno das aulas presenciais já no mês que vem.
"Nós gostaríamos de acreditar que até março nós vamos ter condição de vacinar os trabalhadores da educação, os familiares das crianças que fazem parte do grupo de risco, que de fato a pandemia vai estar controlada controlada ao ponto de que as escolas possam voltar a funcionar. Mas as crianças e os adolescentes não têm condições de seguir em protocolos. Essa é uma realidade além da discussão da estrutura física, do número de profissionais para conseguir fazer esse atendimento", afirma.
"Nós entendemos as dificuldades que as famílias sentem, mas a maioria das famílias também não têm a tranquilidade de enviar as crianças para escola porque entendem que não devem correr esse risco e a gente precisa ter calma e tranquilidade e nos preparar para que a escola esteja mais estruturada", completa.
As discussões sobre a suspensão das aulas presenciais por causa da covid-19 estão no quarto episódio do Itatiaia Doc, série de documentários produzidos pela rádio de Minas durante a pandemia em Belo Horizonte.
Itatiaia Doc
Os dois primeiro episódios trataram sobre a situação dos moradores de rua na capital e o terceiro sobre os prejuízos e a situação dos estabelecimentos que tiveram que fechar as portas. Para assistir, clique aqui.

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 21° Máx. 34°


