Sábado, 27 de Abril de 2024
23°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Educação Ciências

Estudantes de escola estadual de Fortuna de Minas são finalistas da Feira Científica da USP

O projeto é orientado pela docente de química, Cátia Lopes e tem como coorientador, o professor de Física Giezi Reginaldo.

15/03/2021 às 08h55
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com febrace
Compartilhe:

Os estudantes Rânia Juliana Gonçalves Ferreira, Daniele Fátima Rezende (3º ano do ensino médio) e Marcelo Egídio Gonçalves Ferreira (1º ano ensino médio) da cidade mineira de Fortuna de Minas-MG chegaram à final da FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) uma das feiras científicas mais importantes do Brasil, com projeto sobre a produção de biocombustível sólido a partir da casca de banana.  O projeto é orientado pela docente de química, Cátia Lopes e tem como coorientador, o professor de Física Giezi Reginaldo.

“O projeto foi inspirado pela observação de um passivo ambiental que está relacionado à indústria de processamento da banana, em que um expressivo volume de cascas é descartado diariamente. A nossa ideia, desde o início, era criar uma solução que tivesse como principal objetivo a sustentabilidade e focasse na praticidade e custo benefício. Assim, criamos o biocombustível sólido tendo como matéria-prima as cascas de banana por meio do método da briquetagem – uma forma bastante eficiente para concentrar a energia disponível da biomassa e que é de fácil reprodução”, explica um dos estudantes autores do projeto. “Ter a oportunidade de apresentar a nossa pesquisa e representar a nossa comunidade em um movimento científico tão importante como a FEBRACE é uma grande honra, um sonho realizado”, afirma.

A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.Desde 2003, a feira tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia tem como objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores;aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

As apresentações dos projetos finalistas da edição de 2021 ocorrerão do dia 15 a 27 de março de forma virtual.Participe!

Apoie o projeto “Resíduo da fábrica de doce de banana: de lixo orgânico ao biocombustível sólido” por meio da votação popular. Acesse o site www.febrace.org.br/virtual/ e deixe o seu voto.

A direção da Escola Estadual Coronel Américo Teixeira Guimarães apoia os alunos na participação de projetos externos na busca do conhecimento e incentiva o Protagonismo Estudantil, os nossos parabéns e reconhecimento pelo mérito aos alunos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes