Os estudantes Rânia Juliana Gonçalves Ferreira, Daniele Fátima Rezende (3º ano do ensino médio) e Marcelo Egídio Gonçalves Ferreira (1º ano ensino médio) da cidade mineira de Fortuna de Minas-MG chegaram à final da FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) uma das feiras científicas mais importantes do Brasil, com projeto sobre a produção de biocombustível sólido a partir da casca de banana. O projeto é orientado pela docente de química, Cátia Lopes e tem como coorientador, o professor de Física Giezi Reginaldo.
“O projeto foi inspirado pela observação de um passivo ambiental que está relacionado à indústria de processamento da banana, em que um expressivo volume de cascas é descartado diariamente. A nossa ideia, desde o início, era criar uma solução que tivesse como principal objetivo a sustentabilidade e focasse na praticidade e custo benefício. Assim, criamos o biocombustível sólido tendo como matéria-prima as cascas de banana por meio do método da briquetagem – uma forma bastante eficiente para concentrar a energia disponível da biomassa e que é de fácil reprodução”, explica um dos estudantes autores do projeto. “Ter a oportunidade de apresentar a nossa pesquisa e representar a nossa comunidade em um movimento científico tão importante como a FEBRACE é uma grande honra, um sonho realizado”, afirma.
A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.Desde 2003, a feira tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia tem como objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores;aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

As apresentações dos projetos finalistas da edição de 2021 ocorrerão do dia 15 a 27 de março de forma virtual.Participe!
Apoie o projeto “Resíduo da fábrica de doce de banana: de lixo orgânico ao biocombustível sólido” por meio da votação popular. Acesse o site www.febrace.org.br/virtual/ e deixe o seu voto.
A direção da Escola Estadual Coronel Américo Teixeira Guimarães apoia os alunos na participação de projetos externos na busca do conhecimento e incentiva o Protagonismo Estudantil, os nossos parabéns e reconhecimento pelo mérito aos alunos.

CONSCIENTIZAÇÃO SAAE promove semana especial com ações pelo Dia Mundial da Água em Sete Lagoas
CULTURA DA PAZ Sete Lagoas aprova lei voltada à promoção da cultura de paz e combate ao discurso de ódio nas escolas
Evento Cultural Sesc Sete Lagoas promove evento gratuito “Sesc Movimenta” com oficinas, dança e atividades culturais
Meio Ambiente Gruta Rei do Mato recebe VI Seminário Águas no Carste em Sete Lagoas
Educação Sete Lagoas reabre processo seletivo para instrutores do Escola em Tempo Integral
Prudente de Moraes Alunos da rede Municipal de Prudente de Morais estão recebendo material escolar gratuito
Sete Lagaos Inscrições abertas para cursos preparatórios do IFTM em Sete Lagoas com bolsa de R$ 200
Cursos Senac Senac oferece cursos gratuitos de confeitaria e pizzas em Sete Lagoas
Destaque nacional Afya Sete Lagoas alcança o 1º lugar em indicadores estratégicos entre mais de 30 unidades do grupo no país Mín. 16° Máx. 26°


