Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Pix

Veja 7 dicas de segurança para usar o Pix

Antes mesmo do lançamento do projeto, o BC já havia divulgado o manual de segurança do Pix com todos os requisitos básicos para instituições financeiras; saiba como se proteger

30/03/2021 às 08h45
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:

Após meses de intenso sucesso do Pix, o novo método de pagamento lançado pelo Banco Central(BC) em novembro de 2020, já movimentou o mercado financeiro e promete atualizações e novos produtos financeiros em breve. No entanto, apesar do crescimento em adesões, diversas dúvidas estão surgindo no mercado financeiro sobre a seguridade do Pix.

Antes mesmo do lançamento do projeto, o BC já havia divulgado o manual de segurança do Pix, com todos os requisitos básicos que as instituições financeiras precisam seguir para dar conferir segurança aos brasileiros na hora de realizarem suas transferências pelo novo método.

Entre os requisitos de segurança, estão os protocolos do Sistema Financeiro Nacional (SNF), que já são usados para o TED e DOC, além de camadas de segurança que serão oferecidas pelas próprias instituições financeiras através dos celulares com a biometria, reconhecimento facial e outros.

Portanto, a segurança das transações do Pix contam com duas medidas principais: a autenticação e a criptografia. A autenticação acontece por meio das senhas dos usuários nos apps da instituição financeira, token, validação por sms, entre outros métodos. E a criptografia baseia-se na construção de protocolos que impedem outras pessoas de lerem mensagens privadas, evitando a interceptação das informações das transferências.

Como ficar mais seguro com o Pix?

Para você ter ainda mais segurança na hora de fazer transações com o Pix, é possível considerar alguns cuidados extras:

1.    Em nenhuma hipótese forneça senhas ou tokens fora do aplicativo ou site oficial do banco, nem mesmo por telefone;

2.    Ao receber uma mensagem no celular, verifique o número de onde foi enviado o SMS, pois números desconhecidos podem significar tentativa de golpe;

3.    Não compartilhe códigos de verificação como os recebidos via WhatsApp, e-mail ou SMS com outras pessoas;

4.    Verifique sempre o remetente do e-mail se é uma comunicação oficial do seu banco;

5.    Não escaneie QR Code de lugares ou números desconhecidos;

6.    Não faça Pix solicitado por amigos em conversas de WhatsApp. Diversos golpes de clonagem de conversas já foram relatados com essas características;

7.    Nunca clique em links de mensagens que você não conhece ou não aguardava enviadas para seu número de telefone.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes