
Em Minas Gerais, 11,8% dos jovens entre 15 e 29 anos não estudam, não trabalham e não procuram emprego. No Brasil, os jovens com esse perfil somam 14,4%. Os números estão na Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (2).
Nessa mesma faixa etária, os chamados "nem-nem", que não estudam nem trabalham, representam 20,2% da população em Minas. De acordo com o levantamento, feito em 2015, o nível de ocupação no Estado é de 55,5%, percentual superior ao nacional, que é de 52,5%.
Entre as pessoas com 16 anos ou mais que possuíam ocupação em Minas, em 2015, 58,9% estavam em empregos formais. O índice é o mais baixo do Sudeste, ficando atrás de Espírito Santo (61,8%), Rio de Janeiro (67,1%) e São Paulo (72,4%), o que aponta uma presença significativa da informalidade no mercado de trabalho no Estado. Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos postos de trabalho formais era ocupada por homens (60,1%) brancos (61,3%).
Educação
A pesquisa também traz dados sobre educação. A taxa de frequência a estabelecimentos de ensino entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em Minas é superior à média do Sudeste, considerando matrículas nas séries correspondentes às faixas etárias.
Os dados recolhidos pelo IBGE mostram que a taxa de frequência diminui ao longo do anos, sendo que a queda mais expressiva acontece na passagem do ensino médio para o ensino superior.
Em 2015, 61% dos jovens entre 15 e 17 anos estavam matriculados no ensino médio. Já no ensino superior, a presença de jovens que tinham entre 18 e 24 anos era de 19,8%.

Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas
Casamento Casamento no Hospital Municipal: uma história de amor e fé sela união após 40 anos de convivência
Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas Mín. 21° Máx. 34°


