A Escola Técnica Municipal, uma das estruturas mantidas pela Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP), oferece ensino de qualidade em diversos cursos e também é uma referência regional com seu laboratório de análise ambiental desde 2003. A estrutura conta com corpo técnico qualificado, oferece uma gama diversificada de serviços e caminha para uma importante etapa de certificação.
O leque de serviços oferecidos pelo laboratório está disponível para a comunidade de Sete Lagoas e de municípios do entorno que estão num raio de até 100 quilômetros. “Fazemos análises de água, esgoto, sanitários, efluentes industriais, solo, caracterização de resíduos sólidos e ensaios sob consulta. Atendemos empresas, o cidadão, condomínios e indústrias. Ainda apoiamos projetos de pesquisa da Escola Técnica e de outras instituições de ensino”, detalha Marley Beatriz Assis Lima, coordenadora do laboratório e Responsável Técnica credenciada pelo Conselho Regional de Química (CRQ), Polícia Federal e Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).
Durante quase duas décadas a estrutura do laboratório foi sendo aperfeiçoada com o aumento do espaço físico, aquisição de equipamentos, treinamento de equipe e melhoria nos métodos de ensaio. Porém, chegou o momento de novo passo que vai garantir que a unidade seja certificada com as principais normas do país. “Este processo de certificação garante a ampliação da capacidade de prestação de serviço. Para isso, estamos em busca da certificação pela ISO 17.025, norma garantidora que nosso laboratório executa suas atividades com precisão e obtém resultados de alta qualidade e confiabilidade”, reforça Marley Assis Lima.
Cláudio Caramelo, presidente da FUMEP, destaca a abertura da administração municipal quanto a este processo evolutivo, que é uma das possibilidades de autossuficiência da instituição. Ele ressalta também a importância do laboratório para o meio estudantil e também a comunidade, empresas e entidades. “Estamos atendendo a um pedido do prefeito Duílio de Castro e buscando alternativas de crescimento da FUMEP. Além de servir de apoio para estudantes, nosso laboratório presta serviços relevantes para a sociedade. Será uma possibilidade de aumentar nossa arrecadação e não vamos medir esforços para que esta certificação ocorra até o fim do ano”, comenta.
O processo de certificação exige várias frentes como melhoria de estrutura, modernização de equipamentos, qualificação da equipe por meio de cursos e atendimento a demandas da Vigilância Sanitária. “Esta certificação tem a chancela do Inmetro e é reconhecida por órgãos oficiais, como Superintendência Regional de Meio Ambiente. Todos que visam expandir seus negócios ganharão muito, já que terão mais agilidade e credibilidade”, explica Cláudio Caramelo.

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 26°


