Sexta, 29 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Especiais Mensagem

Momento de Fé: “O vitimismo”

31/08/2021 às 16h06
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com o pastor Francislei Mercês
Compartilhe:

 

O vitimismo é perigoso demais, é uma doença que faz as pessoas pensarem que estão sendo punidas com qualquer coisa ou qualquer assunto. É um sentimento que visa causar dó ou buscar atenção nas pessoas afim de que tenham pena. 

Quando eu era criança assistia um desenho que um dos personagens chamado Hardy, que era uma hiena depressiva que levava a vida com pessimismo e sempre dizia: “Oh vida... Oh céus... Oh mundo cruel... no desenho Hardy vivia as aventuras com o Leão Lippy. 

Muitas pessoas vivem da mesma forma diante de um vitimismo emocional que é prejudicial também para a vida espiritual. Muitos por carência afetiva, rejeição, vontade de chamar a atenção e, de nunca serem os culpados de seus erros, acabam utilizando deste meio para conseguir aprovação de outras pessoas.

Não estou falando de um vitimismo real onde a pessoa sofre um assédio moral, sexual ou psicológico, mas de uma condição existencial doentia que busca ser vítima toda vez que faz algo errado.

A pessoa que segue pelo vitimismo busca sempre estar com a razão, foge da culpa, acusa e coloca a responsabilidade nos outros, e se você não faz o que a pessoa quer, tende a ser taxado de desumano, sem amor e insensível. 

“Vaca não dá leite, você tem de ir lá e tirar”. (Mario S. Cortella) 

Muitos se fazem vítimas porque foram ensinados a “receber tudo na mão”, por isso andam de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam ao seu favor, sem esforços, sem dedicação, sem estudos, sem desenvolver uma habilidade, ou procurar ser competente ... Quando a sorte não lhe dá sorte ou, quando um anjo não aparece do céu, a pessoa segue o caminho do vitimismo. 

Quando Deus pergunta a Adão:

 “ Comestes da arvore que disse para não comer? ” Adão não assume a sua culpa, mas responde: “...a mulher que o Senhor me deu...” (Gn 3) 

A transferência da culpa pelo erro não mudou o destino de Adão. Vitimismo não é algo novo, mas tem sua origem desde o início da história do homem, contudo não podemos sossegar com isto, pois como disse: "não mudou o destino de Adão” e não muda a vida de ninguém.

Precisamos ensinar a nova geração a se esforçar, a lutar, a ser competente, a buscar, a ter habilidades na vida. Mas sem esquecer o exercício da fé com práticas e hábitos da oração, da leitura bíblica, do jejum e da comunhão, congregando juntos. 

Se a vaca não dá leite e o vitimismo não muda nada, só nos resta abrir os olhos e aprendermos sobre a verdade de que a direção da minha vida precisa ser outra.

 Pastor Francislei Mercês - Pr da Igreja Batista SHALOM

Siga-nos pelo Instagram: @francisleimerces  / @batista_shalom


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes