Terça, 23 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Prisão

Foragido da Justiça por assassinato de vereador de Funilândia é preso em Igarapé

Gerson Geraldo Cesário estava foragido desde março deste ano, quando a prisão dele foi decretada pelo Tribunal do Júri de Belo Horizonte

02/09/2021 às 14h02
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com G1 Minas — Belo Horizonte
Compartilhe:

Um dos acusados pela morte do vereador de Funilândia, Hamilton Dias, foi preso na noite desta quarta-feira (1º), em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Gerson Geraldo Cesário estava foragido desde março deste ano, quando a prisão dele foi decretada pelo Tribunal do Júri de Belo Horizonte.

Foram seis meses de diligências feitas pela Inteligência da Polícia Militar em parceria com o centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim). Ele foi preso após tentar fugir de uma blitz de trânsito, na tarde desta quarta.

Hamilton Dias de Moura foi morto em julho de 2020. As investigações concluíram que o ex-vereador de Belo Horizonte Ronaldo Batista foi o mandante do crime.

No início de agosto, o juiz sumariante do I Tribunal do Júri, Marcelo Rodrigues Fioravante, decidiu que o ex-parlamentar e outras nove pessoas vão a júri popular.

A motivação do crime envolve um desentendimento iniciado cerca de dez anos antes, quando vítima e suspeito, que faziam parte do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte e Região (STTRBH), passaram para lados opostos.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, após Ronaldo assumir a presidência do sindicato, em 2011, Hamilton foi afastado. Ele constituiu um novo órgão de classe e passou exercer oposição ao STTRBH, cooptando membros da entidade.

O ex-parlamentar perdeu receita e começou a ser alvo de ações judicias dos antigos associados, incentivadas pelo novo sindicato e por denúncias de Hamilton ao Ministério Público do Trabalho.

As investigações concluíram que Ronaldo liderou uma organização criminosa, envolvida em fraudes e desvios de valores em sindicatos, e planejou o assassinato, junto com os irmãos Gerson Geraldo Cesário e Antônio Carlos Cesário.

Os três contrataram o ex-policial penal Leandro Felix Viçoso e o policial militar Felipe Vicente de Oliveira para executar o crime, mediante pagamento de R$ 40 mil. A dupla passou a monitorar a rotina da vítima e, como Hamilton vendia lotes na cidade, fingiu estar interessada na compra. Além disso, usou um perfil falso de mulher nas redes sociais para marcar um encontro com o vereador.

Ele foi executado a tiros no dia 23 de julho, dentro do carro, próximo a uma estação de metrô, na Região Oeste de Belo Horizonte. Segundo a denúncia, o autor dos disparos foi o ex-policial penal, que contou com a ajuda de Fernando Saliba Araújo.

Os demais acusados tiveram participações diversas. Um deles foi contratado para adulterar o cano da arma, para que ela não fosse identificada em uma eventual perícia. Outro adulterou os vidros do veículo que os executores usaram no dia do crime. Uma mulher foi acusada de guardar e transportar a arma utilizada no homicídio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h17 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes