Quinta, 18 de Abril de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Maldade

Homem é preso suspeito de atear fogo em cachorro para se vingar da ex

Cachorro foi adotado por um estudante de veterinária

02/09/2021 às 17h10
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

Um homem de 29 anos foi preso, nessa quarta-feira (1º), suspeito de atear fogo em um cachorro, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Com as provas obtidas durante as investigações, foi representada pela prisão preventiva do suspeito e o mandado cumprido pela equipe policial. O suspeito confessou o crime e disse ter agido como forma de vingança contra a ex-companheira, dona do animal de estimação. 

Após denúncia, no início do mês de agosto, de que o animal havia sido vítima de maus-tratos, os policiais civis se deslocaram até a casa do suspeito, no bairro Chácara Alvorada, onde identificaram sinais de incêndio criminoso. A perícia foi acionada e compareceu ao local.

O suspeito confessou o crime e disse ter agido em retaliação à ex-companheira. A mulher, proprietária do cachorro, teria rompido o relacionamento com o suspeito há cerca de quatro meses. Como vingança, ele trancou o cão em um banheiro, colocou alguns móveis velhos de madeira, jogou álcool etanol (adquirido em um posto de combustíveis) sobre o animal, e ateou fogo. O cachorro conseguiu fugir, foi localizado e socorrido pelo Corpo de Bombeiros dias depois, no bairro Chácara Alvorada, e encaminhado para um Núcleo Veterinário.

  Homem prendeu cachorro em um banheiro (Polícia Civil/Divulgação)

O veterinário Thiago Maijer, que atendeu o animal, relatou que o cão permaneceu cerca de um mês internado na clínica para tratar as feridas decorrentes da agressão. Ele também relatou que o cão passou por um processo de reabilitação comportamental, e ressaltou que “animais vítimas de maus-tratos não podem ser encaminhados para qualquer adotante, em razão dos traumas sofridos, o que pode vir a gerar agressividade. Após o período de reabilitação, o animal foi adotado por um estudante de veterinária e recebeu o nome de Coronel.

  Polícia Civil de Minas Gerais prendeu o suspeito (Polícia Civil/Divulgação)

Lei na prática

Hoje, além de um compromisso moral, existe também um compromisso legal dos veterinários em reportar tais crimes às autoridades”, frisou. O veterinário se refere a uma nova lei estadual que obriga veterinários a notificarem maus-tratos a animais à PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais). A Lei 23.856/21 foi promulgada pelo governador Romeu Zema (Novo) no dia 31 de julho e vem de um Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 O PL177 estava em trâmite na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) desde 2019, e foi aprovado em plenário no dia 12 de julho de 2021.

Segunda prisão em duas semanas

Conforme esclarece o delegado Thiago Gomes Ribeiro, “a alteração legislativa que passou a punir com mais rigor a prática de maus-tratos, sobretudo contra cães e gatos, permite uma ação mais incisiva da polícia. Estamos desenvolvendo ações para coibir tais práticas criminosas no município. A ação desenvolvida nesta data faz parte da denominada operação São Francisco, no bojo da qual estão sendo realizadas investigações concomitantes de casos da mesma natureza”, ressaltou o delegado.

Uma dessas ações ocorreu no último dia 20 de agosto, quando a equipe de policiais civis prendeu em flagrante um homem, de 69 anos, após ele castrar um gato de forma precária, utilizando um canivete. O animal, que foi adotado pelo investigador da PCMG Acássio José Paese, recebeu o nome de Vitório.

O policial relata que “os felinos, ao contrário do que muitos pensam, são extremamente companheiros e fiéis aos tutores”. “Quando soube da história de maus-tratos que o animal sofreu, decidiu adotá-lo para que ele tenha uma vida, daqui pra frente, totalmente diferente”, disse Acássio.

Com PCMG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h49 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Sex 25°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes