Sexta, 17 de Setembro de 2021
31 99616-7463
Saúde PA Belo Vale

Polêmica: Boatos sobre fechamento do PA Belo Vale volta a circular nas redes sociais

Prefeitura de Sete Lagoas enviou nota de esclarecimento

08/09/2021 17h13
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Imagem do Google
Imagem do Google

Circula nas redes sociais a informação de que o Pronto Atendimento (PA) do bairro Belo Vale deixará de funcionar em Sete Lagoas, acabando com o atendimento 24 horas, sendo criada uma Unidade Básica de Saúde no local (UBS).

De acordo com informações apuradas pelo Site Mega Cidade, o PA está previsto para funcionar somente até o dia 30 de setembro próximo.

Em 2016, durante a gestão do ex-prefeito Márcio Reinaldo, ocorreu um fechamento noturno do PA Belo Vale, com a justificativa de redução de gastos, o que causou muito desgaste com a população, principalmente os moradores da região que sofreram com a falta de atendimento.

Continua depois da publicidade

O Site Mega Cidade questionou o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, para saber se a informação procede. Também perguntou caso haja procedência, se o funcionamento do PA será mesmo só até 30 de setembro e como será o atendimento a partir daí? E qual a justificativa de transformar o PA em UBS?

A Prefeitura enviou a seguinte “Nota de Esclarecimento”:

“A respeito de comentários que circularam nas redes sociais nos últimos dias envolvendo o Pronto Socorro Caio Lucius Oliveira Filho (PA Belo Vale), a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas esclarece que deve acontecer, em breve, uma reorganização dos atendimentos em toda a urgência e emergência e atenção primária do município, a fim de se atender a critérios estabelecidos pelo programa "Saúde na Hora", do Governo Federal.

Continua depois da publicidade

O programa viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro. Assim, algumas unidades de saúde terão sua assistência à população ampliada.

A adesão do Município, porém, está em fase inicial de discussão e será apresentada oportunamente aos órgãos de controle e fiscalização da área da saúde, uma vez que não se trata de decisão unilateral da Prefeitura.

A Prefeitura de Sete Lagoas aproveita a oportunidade para anunciar que, nos próximos dias, será inaugurado o novo Centro de Saúde do bairro Orozimbo Macedo, com atendimento ampliado e novas instalações, para um melhor atendimento à população daquela região.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.