Sexta, 17 de Setembro de 2021
31 99616-7463
Saúde Doença

Vírus Nipah, com potencial pandêmico, mata menino de 12 anos na Índia

A taxa de mortalidade da doença é de até 75%

10/09/2021 16h18
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Vítima foi internada há mais de 20 dias com forte fraqueza muscular Foto: associated press
Vítima foi internada há mais de 20 dias com forte fraqueza muscular Foto: associated press

Um menino de 12 anos morreu em um hospital da cidade de Kozhikode, no estado de Kerala, no Sul da Índia, após ser infectado com o vírus Nipah. O caso acende um alerta para evitar a propagação do vírus que tem potencial pandêmico. A taxa de mortalidade da doença é de até 75%.  As informações são do portal UOL.

A rede de TV norte-americana CBS, noticiou que o garoto buscou atendimento médico após ter febre alta durante uma semana, evoluindo para um grave inchaço cerebral.

O Nipah se manifesta no organismo humano com tosse, dor de garganta, dores no corpo, fadiga e encefalite. O vírus também faz como que a pessoa infectada tenha um inchaço do cérebro que pode causar convulsões e até a morte.

Continua depois da publicidade

Após alerta da OMS para o potencial pandêmico do vírus autoridades de saúde da Índia rastrearam e isolaram ao menos 188 de pessoas que puderam ter contato com o garoto morto e com a família dele. Dessas pessoas rastreadas, 20 são consideradas de alto risco pelas autoridades sanitárias.

O vírus

A Ásia já registrou surtos relacionados ao vírus Nipah, que  está entre os dez primeiros vírus mais perigosos conhecidos no continente. A doença é transmitida por morcegos frugívoros, porcos e pelo contato entre humanos e, no caso do primeiro surto, as contaminações foram após as pessoas terem contato direto com porcos doentes.

Continua depois da publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.