Domingo, 24 de Outubro de 2021
31 99616-7463
Saúde Imunização

Ministério da Saúde recomenda que vacinação de adolescentes sem comorbidades seja suspensa

A Prefeitura de Sete Lagoas enviou nota informando a recomendação do Ministério da Saúde

16/09/2021 16h52
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hoje em Dia
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Uma nota técnica foi enviada pelo Ministério da Saúde aos municípios brasileiros na manhã desta quinta-feira (16) mudando a recomendação para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, contra o novo coronavírus. A pasta federal anunciou que incluiria esse público na campanha em julho.

O documento restringe a imunização desse público somente às pessoas que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privadas de liberdade.

A Prefeitura de Sete Lagoas enviou nota informando a recomendação do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a decisão foi revisada apesar da autorização pela Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária (Anvisa) do uso da Pfizer, com base nas seguintes premissas:

·         A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;

·         A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;

Continua depois da publicidade

·         Somente um imunizante foi avaliado em ECR;

·         Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;

·         Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina); 

·         Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.