A Escola de Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) está desenvolvendo uma pesquisa a fim de promover o bem-estar e a proteção contra maus-tratos a cachorros.
Um questionário disponibilizado na internet está realizando a coleta de informações de forma anônima. Com o levantamento, os pesquisadores irão avaliar o conhecimento das pessoas a respeito dos cuidados com cães.
O estudo avalia o grau de conhecimento da população sobre bem-estar animal, guarda responsável e maus-tratos a cachorros. A avaliação poderá nortear programas de educação sobre o assunto.
Segundo as pesquisadoras, a professora doutora Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho, a professora doutora Camila Stefanie Fonseca de Oliveira e a mestranda Gabriela Ferreira Siano, os resultados fornecerão informações para a elaboração de ações de proteção e promoção do bem-estar animal para cães.
Para participar, não é necessário ter um animal, mas a pessoa precisa ser maior de 18 anos. O participante preencherá um questionário objetivo, previamente elaborado, constituído por questões cujos temas abordam informações pessoais e a forma como a pessoa pensa, sente e age no cotidiano. Não há, portanto, respostas certas ou erradas, importando apenas a opinião do entrevistado acerca do convívio e cuidados com cães.
O preenchimento é individual e com base no próprio ponto de vista. A participação é voluntária e o tempo para a finalização do questionário é de cerca de 10 minutos.
O entrevistado pode desistir da sua participação em qualquer fase da pesquisa, seja antes ou depois da coleta dos dados, independente do motivo e sem nenhum prejuízo à pessoa. Os pesquisadores pedem, no entanto, que os entrevistados respondam todo o questionário, garantindo um melhor resultado para o estudo.
Ainda de acordo com os investigadores, todas as informações fornecidas pelo participante e os resultados obtidos serão mantidos em sigilo, sendo divulgados apenas em seminários acadêmicos, revistas científicas ou outros eventos científicos. Já a confidencialidade dos dados pessoais será preservada.
Para participar da pesquisa, clique aqui.

Coleta de lixo Bairros de Sete Lagoas têm mudança de dia e horário na coleta de lixo; confira locais
Coleta de lixo Prefeitura de Sete Lagoas altera horários da coleta de lixo a partir de 26 de janeiro
Atlético Atlético terá bar temático na sede de Lourdes
Clima Serra do Cipó informa fechamento de atrativos devido ao volume de chuvas
Manifestações Manifestação pacífica em defesa dos animais mobiliza Sete Lagoas
Clima Fenômeno altera clima em Sete Lagoas
Aniversário Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas celebra 90 anos de atuação e desenvolvimento econômico
Dengue Vacina contra a dengue já está disponível em todas as UBS de Curvelo
Melhorias Prefeitura e Hospital N.S. das Graças avaliam melhorias e ampliação de atendimentos na Santa Casa de Sete Lagoas Mín. 17° Máx. 22°

