Domingo, 24 de Outubro de 2021
31 99616-7463
Economia Comércio

Vagas temporárias vão crescer 87,5% em MG neste ano

Comércio de Minas prevê contratar 15 mil trabalhadores para o fim de ano

12/10/2021 09h20
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
A expectativa do Sindilojas-BH é de que o setor contrate de 1.200 a 1.500 novos trabalhadores temporários Foto: Uarlen Valério
A expectativa do Sindilojas-BH é de que o setor contrate de 1.200 a 1.500 novos trabalhadores temporários Foto: Uarlen Valério

Faltando pouco mais de dois meses para as comemorações de fim de ano, os setores varejistas e de serviços já vêm se preparando para o principal período de vendas com a contratação de profissionais. Em Minas Gerais, o comércio varejista deve contratar temporariamente cerca de 15.000 trabalhadores, um crescimento de 87,5% em relação ao ano passado, quando foram gerados 8.000 postos de trabalhos, segundo dados da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

Na avaliação do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos, esses números são positivos para o Estado. “Isso simboliza um alento para quem está na situação de desemprego há muito tempo devido à crise sanitária. Claro que se comparado aos mais de 14 milhões de desempregados que temos atualmente no país parece irrisório, mas já é algo que dá um novo clima para o mercado”, analisa.

Segundo ele, essas vagas serão tanto para o setor de serviços como o comércio varejista, bares, restaurantes, entre outros. O economista também destaca que no período de grandes picos da pandemia, os empresários investiram no e-commerce e, agora, voltam para uma terceira modalidade: o “fisiodigital”. “Esses comerciantes que investiram no digital também apostam na retomada das vendas presenciais”, completa. 

Continua depois da publicidade

Na capital mineira, a expectativa do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) é de que o setor contrate de 1.200 a 1.500 novos trabalhadores temporários. “Essa contratação será maior que no ano passado. Existe um déficit no número de funcionários no comércio. Aqueles lojistas que sobreviveram à crise por conta da pandemia estão com o seus quadros reduzidos em quase metade, ou seja, quem está aberto até hoje dispensou de 40% a 50% do seu quadro funcional. Então, vai haver uma necessidade de contratação temporária”, afirma Nadim Donato, presidente do Sindilojas-BH.

Para a gerente de marketing do Shopping Del Rey, Isabela Moreira, o avanço da vacinação e a chegada do último trimestre do ano, que é um período de aquecimento das vendas, trazem perspectivas positivas para o comércio. “Essa confiança na retomada gradual da atividade econômica tem estimulado os lojistas a reforçarem seu time de vendas. Aqui no Del Rey já identificamos um crescimento na oferta de vagas de trabalho temporário. Alguns lojistas aproveitam o movimento do Dia das Crianças para iniciar as seleções, que devem ser ainda mais frequentes no próximo mês, quando começamos a falar de Black Friday e Natal”, afirma.

Na loja de roupas TNG, do Shopping Cidade, o gerente Maycon Rocha Morato contrata profissionais temporários todos os anos para pegar o período de vendas da Black Friday, Natal e início de janeiro. “Em 2020 fizemos só uma contratação, mas agora, provavelmente, vamos ter duas ou três vagas para a função de caixa e vendedor. As expectativas são boas e mantendo o crescimento nas vendas, com certeza temos que ter pessoas não só temporárias, mas fixas também”, planeja.

Continua depois da publicidade

Já na loja Toulon, o processo seletivo para a contratação temporária deve começar em novembro. “Já estou recebendo currículos e no início de novembro a gente começa a selecionar e fazer as entrevistas para contratar, no mínimo, umas quatro pessoas. Se a pessoa se sobressair bem nas vendas sempre existe a chance de ficar definitivo na equipe”, diz a gerente Rosemaire Ferreira.

Sindilojas-BH oferece treinamento gratuito

Na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) começa a fazer um treinamento gratuito e com certificação para as pessoas que tenham interesse em um trabalho temporário no comércio da capital. A expectativa da entidade é treinar cerca de 2.000 pessoas para atuarem nas funções de vendedor, estoquista, caixa e repositor em diferentes estabelecimentos da cidade.

“Desde 2014 o Sindilojas executa esse trabalho. Em 2019, foram cerca de 3.000 vagas. Em 2020 caiu para 500 e neste ano a gente espera treinar de 1.500 a 2.000 pessoas. Isso pra gente é importante porque aquela pessoa se qualifica ou requalifica para entrar no comércio no período no final do ano e ter uma chance maior de ser efetivado no trabalho, a partir de janeiro ou fevereiro”, diz Nadim Donato, presidente do Sindilojas-BH.

Quem tiver interesse em fazer o curso podem se cadastrar pelo site www.vagastemporariasbh.com.br. Além do treinamento, as pessoas também podem cadastrar o currículo no site para os lojistas que buscam profissionais para contratação pela plataforma.

Oportunidade  

Trabalho temporário em 2021 -  Contratação esperadas para o fim do ano no comércio: 

MINAS GERAIS 

- 15 mil vagas temporárias 

- 87,5% mais empregos que o ano anterior 

BELO HORIZONTE 

- 1.200 a 1.500 pessoas é a expectativa de contratação temporária para o comércio da capital 

- Vendedor, estoquista, caixa e repositor de mercadorias são vagas mais demandas pelo comércio de BH nesse período 

BRASIL 

- 565 mil empregos temporários 

-19,96% mais vagas que em 2020 

 Saiba mais: 

- 2 colaboradores é o número médio de contratação por empresa 

- 3 meses é o tempo médio de contratação 

- R$ 1.463 é a expectativa média de salário 

A expectativa é que vagas sejam tanto para o setor de serviços como o comércio varejista, bares e restaurantes. 

ONDE PROCURAR: 

- Sindilojas-BH 

Interessados podem se inscrever e cadastrar o currículo no site 

- Sine 

Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Quem quiser consultar as oportunidades pela internet basta acessar o site 

- Amis 

A Associação Mineira de Supermercados também divulga vagas disponíveis no site portalamis.org.br 

- Senac 

É possível cadastrar currículos também no site mg.senac.br 

- Shoppings 

Diversos centros de compras possuem a opção de cadastrar o currículo em seus sites 

- Boca a boca 

Entregue seu currículo pessoalmente nas lojas ou nos bares e restaurantes que pretende se candidatar. É uma oportunidade do gerente já te conhecer 

Como aumentar suas chances de contratação: 

- Pesquise sobre a empresa e elabore um currículo adequado para cada vaga que vá disputar.  

-  Com a pandemia, muitas empresas estão realizando o processo seletivo online. Fique atento  

- Seja sucinto, claro e objetivo na hora da entrevista 

- Mesmo que o trabalho tenha data para terminar, você precisa ser comprometido com ele, por isso, seja pontual e mantenha a vestimenta de acordo com a política da empresa 

- Crie sua rede de contatos. Se você fizer um bom trabalhar e demonstrar disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas futuras 

Atualmente, o contrato de trabalho temporário é de até 180 dias, podendo ser renovado por uma única vez por mais 90 dias 

Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG); Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas-BH); Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e pesquisa direta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.