Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Outubro Rosa

Caminhada na orla da Lagoa Paulino e aulão de zumba marcam ações do Outubro Rosa

15/10/2021 às 16h41
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:

Foi um dia de caminhada, de aulão de zumba, mas também de muita conscientização sobre a importância do auto-exame e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama. Assim foi mais uma ação da Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - em alusão ao outubro rosa.

No fim da tarde desta quinta-feira, 14, centenas de mulheres e também homens deram uma volta na lagoa Paulino, no centro da cidade, em apoio à causa.

"Eu descobri o nódulo em novembro de 2017, fiz a mamografia e fui encaminhada para a mastologista, que fez a biópsia. Em janeiro de 2018 já estava fazendo a cirurgia. Desde então, faço acompanhamento de seis em seis meses", conta a técnica de enfermagem Carmelita Martins.

A assistente social Elisete Souza passou por situação semelhante. "Final do ano passado, em uma mamografia de rotina, descobri um câncer na mama direita. Foi um susto, um diagnóstico muito pesado. Meu diferencial foi descobrir muito cedo, num estágio bem inicial. Operei em dezembro de 2020, fiz algumas sessões de rádio e uso medicamento diário durante cinco anos", disse.

Elisete aproveitou a oportunidade para fazer um apelo às mulheres. "Façam o toque regularmente e procurem as unidades de saúde, pois é um câncer curável se tratado em estágio inicial. Isso é muito importante", completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes