Inspirada pelo Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo papa Francisco, uma iniciativa vai promover atendimento jurídico e psicossocial à população em situação de rua em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira (10).
A ação é organizada pela DPMG (Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais), em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, da Arquidiocese de BH. Ela ocorrerá das 9h às 12h na sede do Vicariato, na rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha.
Além do atendimento, também serão oferecidos café da manhã, almoço, momento espiritual e corte de cabelo, além da distribuição de roupas, calçados, alimentos e produtos de higiene para as pessoas em situação de rua e famílias em situação de miserabilidade.
Segundo a DPMG, o objetivo é prestar orientação a essa população “visando à promoção dos direitos humanos e à defesa dos assistidos que estão em situação de rua, sofrimento, miséria, marginalização, violência, dentre outras”.
Em Belo Horizonte, cerca de 9 mil pessoas estão em situação de rua, de acordo com os dados do CadÚnico, do Governo Federal. Além de BH, participam da campanha as unidades da Defensoria de Minas em Brumadinho, Contagem, Betim, Pedro Leopoldo e Confins.
A data foi instituída pelo papa Francisco em 2017. Em sua mensagem, o líder da igreja católica propõe uma abordagem diferente da pobreza, com uma atenção particular para com os pobres, reconhecendo as múltiplas e demasiadas formas de desordem moral e social que sempre geram novas formas de pobreza.
“É um convite a não perder jamais de vista a oportunidade que se nos oferece para fazer o bem”, diz mensagem do papa para a quinta comemoração da data. O tema do Dia Mundial dos Pobres deste ano é “sempre tereis pobres entre vós”.
Com DPMG
Mín. ° Máx. °