Um bebê prematuro nasceu com uma cauda de 12 centímetros com um bola na ponta. O caso curioso e raro foi registrado em 2020 na cidade de Fortaleza, no Ceará. A revista científica internacional Journal of Pediatric Surgery Case Reports divulgou o ocorrido em março deste ano.
Após o nascimento, o bebê de oito meses chegou a ser encaminhado para análise dos profissionais do Hospital Infantil Albert Sabin. Os médicos decidiram pela retirada da cauda por meio de cirurgia. A remoção foi totalmente segura, pois a cauda não tinha funções que prejudicassem a saúde do pequeno.
Cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica (Reprodução/Journal of Pediatric Surgery Case Reports)
O procedimento cirúrgico de baixa complexidade foi considerado um sucesso pela equipe médica. A anormalidade foi registrada como uma alteração na regressão da cauda embrionária. No caso deste bebê, a cauda não se retraiu durante o desenvolvimento do feto.
A cauda do bebê tinha veias sanguíneas, músculos e nervos. Já a esfera na ponta era composto de tecido conjuntivo e gordura.
De acordo com os estudos da revista científica, somente 40 casos parecidos já foram registrados até o momento. Para entender as causas do surgimento, a mãe do bebê foi ouvida. Segundo ela, durante a gravidez não usou drogas e nem ingeriu álcool. Ela compareceu em oito consultas pré-natais.
A mulher revelou que é fumante e, por dia, fumava cerca de dez cigarros. Apesar disso, os estudiosos não diagnosticaram relação do hábito com a anomalia. O artigo da Journal of Pediatric Surgery Case Reports pode ser lido clicando aqui.

SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde
Campanha de saúde Campanha em Prudente de Morais reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para prevenção de doenças Mín. 19° Máx. 30°


