Segunda, 29 de Novembro de 2021
31 99616-7463
Cidades Iveco

Entrega do Guarani 500 e das LMV-BR acontece em Sete Lagoas e anunciada a fabricação dos Guarani das Filipinas

25/11/2021 12h02
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Tecnologia & Defesa
O Estado-Maior do Exército e o presidente da IDV LATAM, na foto oficial da cerimônia (Foto: IDV LATAM)
O Estado-Maior do Exército e o presidente da IDV LATAM, na foto oficial da cerimônia (Foto: IDV LATAM)

Nesta terça-feira, dia 23 de novembro, ocorreu a entrega simbólica da quingentésima viatura blindada de transporte de tropas – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani e do lote de 32 viaturas blindadas multitarefa leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR ao Exército Brasileiro (EB), na sede da Iveco Defence Vehicles Latin America (IDV LATAM), de Sete lagoas (MG).

 

O Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI tem por objetivo transformar as organizações militares de Infantaria motorizada em mecanizada e modernizar as de Cavalaria mecanizada, além de fomentar a indústria bélica brasileira. Para isso foi criada uma nova família de viaturas blindadas sobre rodas, que dotou a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional.

A primeira a ser desenvolvida foi a VBTP-MSR 6X6 Guarani, em parceria com a empresa IDV LATAM e com os requisitos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que está possibilitando a substituição das VBTP 6X6 EE-11 Urutu, fabricadas pela ENGESA e em uso há mais de 40 anos. Atualmente sendo desenvolvidas diversas versões, como engenhariaporta-morteirodefesa QBRN, comando e outras.

Continua depois da publicidade

Também foi realizada a aquisição da VBMT-LSR 4X4, cuja escolha do modelo LMV-BR, da Iveco, se deu após intensa concorrência internacional e que o primeiro exemplar já se encontra com o EB, e atualmente esta ocorrendo à escolha da futura viatura blindada de combate de cavalaria (VBC Cav) 8X8.

  Humberto Spinetti, presidente da IDV LATAM, anunciando as novidades na produção dos Guarani (Foto: Vandeir Alves dos Santos)

Durante o evento, o presidente da IDV LATAM, Humberto Marchioni Spinetti, destacou a jornada percorrida pela empresa desde 2006, quando o EB iniciou o processo de desenvolvimento da nova família de blindados sobre rodas (NFBR) e o desenvolvimento conjunto entre a Força Terrestre e a empresa, até os dias de hoje, com a entrega simbólica da viatura 500. “Iniciamos um processo continuado de transferência de tecnologia e conhecimento, investimos na construção de nossa primeira fábrica de veículos blindados fora da Europa, desenvolvendo fornecedores e capacitando mão de obra local”, falou Spinetti e completou “afinal, 500 unidades consolidam o Guarani como o blindado sobre rodas mais adquiridos pelo Exército Brasileiro”.

Continua depois da publicidade

Outra parte importante da fala do presidente da IDV LATAM diz respeito às exportações: “Em 2016, retomamos com a tradição de exportação de blindados brasileiros, com as primeiras 16 unidades para o Líbano. Já iniciamos a produção das unidades para as Filipinas e, em breve, iniciaremos a produção para a República de Gana. Estamos em negociações com outros países, em destaque para a Argentina”.

  Um dos VBMT-LSR 4X4 LMV-BR presente na cerimônia estava equipado com uma torre Platt (Foto: Vandeir Alves dos Santos)

Participaram da cerimônia, o comandante do EB, general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o chefe do Estado-Maior do EB, general de exército Marco Antônio Amaro dos Santos; o comandante Logístico (COLOG), general de exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; o comandante Militar do Leste (CML), general de exército José Eduardo Pereira; o chefe do DCT, general de exército Guido Amin Naves; o diretor de Fabricação (DF), general de brigada Tales Eduardo Areco Villela; o diretor de Material (DMAt), general de brigada Everton Pacheco da Silva; o chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), general de brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araujo; o gerente do Prg EE GUARANI, general de brigada R/1 Edson Henrique Ramires; o primeiro gerente Prg EE GUARANI, general de brigada R/1 Waldemir Cristino Rômulo; e diversas autoridades civis e militares.

Livro da história do Guarani

Para celebrar a entrega das 500 unidades do Guarani ao EB, foi produzido o livro “Guarani 500 – O renascimento dos blindados brasileiros”, escrito pelos pesquisadores militares e integrantes da revista Tecnologia & Defesa, Paulo Roberto Bastos Jr e Hélio Higuchi, em parceria com a IDV LATAM, cujo lançamento ocorreu na mesma cerimônia.

O livro relata a história, desde a década de 60, da criação, sucesso e quase desaparecimento da indústria de blindados no Brasil, e de seu renascimento com o atual programa Guarani.

  Os autores e o presidente da IDV LATAM entregam o primeiro exemplar ao general Paulo Sergio, comandante do Exército (Foto: Vandeir Alves dos Santos)

Como se trata de um livro institucional, sua aquisição deverá ser feita diretamente a IDV LATAM.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.