A Defesa Civil emitiu na tarde desta terça-feira (30), alerta de possibilidade de tempestade severa com granizo, vendaval e chuva forte, em Sete Lagoas.
Neste caso, os cuidados recomendados pela Cemig são os seguintes:
A orientação do gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares é que, em caso de tempestades com raios, a pessoa busque abrigo imediatamente. “Caso a pessoa esteja na rua, ela deve procurar um local seguro, como um estabelecimento residencial ou comercial”, afirma.
O mesmo vale para as regiões rurais. “É importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a descarga atmosférica e, consequentemente, eletrocutar quem esteja próximo”, explica.
O raio, de acordo com o gerente, pode provocar queimaduras gravíssimas e provocar parada cardiorrespiratória.
Em tempestades, a recomendação é que todos os equipamentos elétricos sejam retirados das tomadas para evitar o risco de queimarem. A atitude preventiva também contribui para a segurança das pessoas.
“O raio, ao cair próximo às residências, pode causar grandes sobretensões nas redes elétricas internas das residências, comércios ou indústrias”, compartilha o gerente da Cemig.
As sobretensões podem atingir os aparelhos elétricos destas instalações ou os moradores que estiverem em contato com estas unidades. A descarga elétrica pode provocar defeito no equipamento e choque ou queimadura na pessoa.
Quanto aos celulares, segundo o especialista da companhia, o aparelho só deve ser utilizado caso o carregador de bateria do aparelho não esteja plugado na tomada.
De acordo com a Cemig, uma das principais ocorrências durante tempestades intensas é o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica.
Grande parte das ocorrências também são referentes a objetos lançados em direção aos cabos que, em função da força dos ventos, provocam o seu rompimento.
A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. O manejo de árvores caídas e fios arrebentados deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros ou Cemig.
Em muitos casos, no meio da árvore caída, pode existir um cabo partido da rede elétrica que pode estar energizado e escondido no meio dos galhos. Ao tentar retirar a árvore, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras.
Mín. 14° Máx. 27°