Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Pets

Castramóvel chega ao bairro Santa Luzia em Sete Lagoas

O veículo já percorreu os bairros Vale do Aritana, Itapuã I, Itapuã II, Alvorada, Planalto, São Francisco, Carmo II, Manoa, Orozimbo Macedo, Nova Cidade, Jardim dos Pequis e Belo Vale

03/12/2021 às 09h10
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:

A castração gratuita de cães e gatos na região do bairro Santa Luzia será realizada nos dias 7, 9, 14 e 15 de dezembro, terças e quartas-feiras, na Associação das Pastorinhas, rua Santa Bárbara, 942, de 08h às 16h, seguindo cronograma iniciado em julho deste ano, por meio do Castramóvel.

Durante os quatro dias o Castramóvel irá atender a famílias de baixa renda dos bairros Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê, portanto, é preciso apresentar comprovante de renda de no máximo dois salários mínimos. São entregues 30 senhas por dia. O veículo, totalmente equipado com uma sala de cirurgia, já percorreu os bairros Vale do Aritana, Itapuã I, Itapuã II, Alvorada, Planalto, São Francisco, Carmo II, Manoa, Orozimbo Macedo, Jardim dos Pequis, Belo Vale, e o Ginásio Vinício Dias Avelar, no Nova Cidade.

"Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos", explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Patrícia Silveira. Lembrando que não passam pela triagem as cadelas com mais de 30kg ou que estejam no cio, além de fêmeas gestantes e cadelas muito obesas.

Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa cirúrgica vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa de malha que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel.

Antes da presença do Castramóvel no bairro, equipes da Prefeitura realizam um mutirão de capina e limpeza nas ruas e nos quintais das casas e profissionais do CCZ fazem exames nos animais e orientam os moradores. De acordo com Patrícia Silveira, os tutores dos animais devem comparecer ao local portando um documento de identidade, comprovante de endereço e de renda (de no máximo dois salários mínimos) para a retirada de uma senha, sendo entregue apenas uma por residência e somente para moradores dos bairros Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê. Moradores de outros bairros devem realizar o cadastro no site da Prefeitura, disponível todo dia 15, a partir das 8h no link: http://zoonoses.setelagoas.mg.gov.br/cadastro.php

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes