O governador Romeu Zema decretou situação de emergência em 31 cidades* afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Conforme a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, as precipitações foram responsáveis por múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.
Além disso, provocaram grande comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos.
Na manhã desta sexta-feira (10/12), o governador se deslocou para a região dos vales, onde vai vistoriar e acompanhar as ações da Defesa Civil estadual, que monitora a situação de municípios como Águas Formosas e Machacalis, fortemente afetados pelas chuvas.
Em postagem nas redes sociais, Zema destacou o que está sendo feito de imediato nos locais atingidos.
“Uma força tarefa está orientando as prefeituras para agilizar a obtenção de recursos junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Até que o abastecimento de água seja restabelecido, caminhões pipa estão a caminho para atender os moradores. A Defesa Civil estadual está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária. O DER-MG [Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem] está empenhado na reconstrução de pontes”, escreveu.

Acidente Motorista morre em colisão entre Saveiro e caminhão na MGC-496, em Corinto
Natal Caetanópolis realiza edição 2025 do Natal Claridade com R$ 11 mil em premiação
Saúde Novembro Azul movimenta Estádio Murilo Silva com ações de saúde e bem-estar
Obras Prefeitura de Sete Lagoas entra na reta final da duplicação da ponte do Sítio da Abadia
Morte na estrada Homem morre atropelado na BR-040 próximo ao Posto Gaúcho; vítima ainda não foi identificada
Acidente Carro capota e duas pessoas ficam feridas após bater em poste na AMG-0105, em Funilândia Mín. 19° Máx. 25°
