A definição dos nove clubes que representarão o Brasil na Libertadores em 2022 permite projetar a divisão dos potes do sorteio dos grupos, que ocorrerá somente na semana de 23 de março do ano que vem.
Palmeiras e Flamengo serão cabeças de chave - provavelmente, o Atlético-MG também. Corinthians aparecerá no pote 2, o que pode significar, por exemplo, confrontos contra River Plate ou Boca Juniors logo na etapa de grupos.
A Conmebol utiliza seu ranking de clubes para separar os participantes nos potes do sorteio. Com pontuação complexa, que envolve resultados históricos na Libertadores, na Sul-Americana e na elite dos campeonatos nacionais de cada um dos dez países filiados, o ranking de 2022 será revelado em 16 de dezembro.
Em uma projeção, sete times estão certos como cabeças de chave. Há uma dúvida para o oitavo clube, entre Atlético-MG ou Libertad (PAR), que vai depender da pontuação a ser revelada pela Conmebol na semana que vem, mas o título brasileiro e a boa campanha na Libertadores-2021 (chegou à semifinal) devem colocar os mineiros nessa posição. A projeção é essa:
Palmeiras (Grupo A como atual campeão)
River Plate (ARG)
Boca Jrs. (ARG)
Flamengo
Nacional (URU)
Peñarol (URU)
Cerro Porteño (PAR)
Atlético-MG
Corinthians e Athletico-PR estarão no pote 2 e poderão cair em qualquer grupo, desde que o cabeça de chave não seja brasileiro. Pelo regulamento, dois times do mesmo país não podem estar na mesma chave, a não ser que essa equipe venha das fases preliminares, situação de Fluminense e América-MG, que caso avancem aos grupos caem automaticamente no pote 4.
Fortaleza e Red Bull Bragantino, os dois outros brasileiros classificados diretamente à fase de grupos via Série A, devem aparecer no pote 4 devido à pontuação baixa que apresentarão no ranking a ser divulgado.
O ranking sai em 16 de dezembro porque quatro dias depois, dia 20, a Conmebol já sorteará os confrontos das fases eliminatórias 1, 2 e 3, com Fluminense e América que entram direto na fase 2. O Flu deve estar no pote 1 do sorteio da fase 2 e o América no 2. Times tradicionais como Estudiantes (ARG), Olimpia (PAR) e Atlético Nacional (COL) estarão nessa disputa.
Como a coluna mostrou, o Palmeiras, que venceu as duas últimas Libertadores, passará o Grêmio e se tornará o melhor brasileiro no ranking de clubes da Conmebol, atrás do River Plate e na briga pelo segundo posto com o Boca.

Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 22° Máx. 34°

