A renegociação da dívida de R$ 16 milhões do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Saneamento Básico de Sete Lagoas – SAAE com a Cemig foi um dos assuntos tratados em reunião com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, vereador Cláudio Henrique Gonçalves Nacif, o Caramelo, que representou o prefeito Leone Maciel, do diretor-presidente da autarquia, Aloísio Barbosa Júnior, o presidente da Cemig, Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga e o superintendente de Coordenação Anderson Ferreira para tratar de assuntos de interesse de Sete Lagoas. O encontro de trabalho foi articulado pelo deputado estadual Douglas Melo.
O primeiro passo foi bem sucedido. A renegociação está aberta para que a atual direção do SAAE – que herdou um passivo da administração anterior – consiga solucionar o caso, uma vez que os custos com energia elétrica representam a segunda maior despesa da autarquia. “Equacionar o problema é fundamental para a eficiência administrativa e financeira do SAAE”, afirma o deputado.
Simultaneamente, haverá estudos para a redução do consumo de energia elétrica por parte do SAAE, isto é, a adoção de medidas de eficiência – inclusive tecnológica – para que, desde a captação de água em sua fonte até chegar ao consumidor final, impacte menos nas despesas do SAAE. Na próxima semana, a parceria terá andamento com a vinda de um representante da Cemig ao SAAE.
Outras ações – A Prefeitura de Sete Lagoas e a Cemig também avaliam a implementação do Consórcio Intermunicipal de Energia Elétrica na região da AMAV. “O consórcio já existe, mas é necessário colocá-lo em prática”, ressalta Douglas Melo. A idéia é a Cemig apoiar e capacitar os municípios vizinhos para que possam aderir, de fato, ao consórcio e, desta forma, levar à população regional os benefícios do consórcio.
A outra pauta da reunião com a Cemig foi a ativação da usina de energia elétrica instalada na região industrial de Sete Lagoas, nas imediações de grandes empresas como Iveco Latin America e Ambev. O funcionamento da usina foi cobrado pelo vereador Caramelo. Na visão do presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, o efetivo funcionamento da usina proporcionará condições para o maior desenvolvimento das atividades das empresas, gerando trabalho, renda e receita para Sete Lagoas. Na avaliação do deputado Douglas Melo, “parcerias são importantes em todos momentos, especialmente agora quando as condições econômicas são adversas, mas todas passíveis de superação”, acredita o parlamentar.
Mín. 10° Máx. 25°